Ambulatório de feridas do HU celebra cinco anos de atendimentos

Evento comemorativo contou com momento de agradecimento, distribuição de brindes e música ao vivo
Por Ascom HU
25/08/2023 15h50 - Atualizado em 25/08/2023 às 15h51

Os servidores do ambulatório de feridas do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU/Ufal) promoveram, no último dia 18 de agosto, um evento em comemoração ao quinto aniversário de implantação do serviço. O encontro foi realizado no mini auditório do Hospital e contou com a participação de autoridades, profissionais do hospital e pacientes.

O ambulatório de feridas foi inaugurado em 2018 com intuito de acelerar processo de alta dos pacientes com lesões, acolher e dar continuidade no tratamento dos assistidos na instituição, ofertando um serviço de qualidade, eficaz, humanizado e resolutivo. Atualmente, o ambulatório conta com a atuação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, e atende a cerca de 550 pacientes mensais, dentre novos pacientes e pacientes de rotina, com lesões na pele, para a realização de procedimentos humanizados, com competência técnica e agilidade na resolução.

No ambulatório também são realizadas consultas, desbridamentos, coleta de culturas, biópsias, escleroterapia, drenagem de abscessos, entre outros serviços. Além disso, a unidade também possibilita atividades de ensino para alunos de graduação da área de saúde, produzindo pesquisas visando a implementação de inovações na prática.

De acordo com o idealizador da unidade, o enfermeiro Paulo Sérgio Gomes, o ambulatório de feridas surgiu da necessidade de fazer um acompanhamento mais próximo dos pacientes que recebiam alta das internações. O enfermeiro destaca a importância do ambulatório para o hospital e para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Com esse acompanhamento é possível evitar a reinternação hospitalar. Assim, o hospital tem capacidade de cuidar de mais gente, com mais eficácia e agilidade. Além disso, é possível dar qualidade de vida ao paciente para que ele seja capaz de fazer suas atividades cotidianas e voltar a ter uma vida normal, e quando não for possível cicatrizar a ferida, dar o conforto necessário", enfatiza.

Na ocasião, foi realizado um momento de agradecimento com os presentes pelo sucesso do serviço prestado, foram distribuídos brindes para os pacientes e realizado um coffe-break acompanhado de música ao vivo.

Estiveram presentes no evento a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, professora Eliane Cavalcanti, o superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, a chefe da divisão de Enfermagem, Cláudia Porto, e a chefe do ambulatório do Hospital, Andreza Larize.  Em suas falas, as autoridades reforçaram a importância do ambulatório, além de demonstrar disponibilidade para auxiliar com possíveis necessidades da unidade.