Professor lança Tramas e Teares Sonoros em simpósio internacional de Musicologia

Evento é realizado pela Universidade Federal de Goiás e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical de Portugal
Por Simoneide Araújo - jornalista
03/07/2023 12h30 - Atualizado em 03/07/2023 às 16h11

O professor Marcos Moreira, do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas, vai lançar, nesta terça-feira (4), às 18h30, o e-book Tramas e Teares Sonoros, com selo do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), do qual é o coordenador-geral. Esse lançamento está na programação do 12º Simpósio Musicologia e Diversidade, que acontece de forma híbrida, até a sexta-feira, 7 de julho, na  Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento acontece on-line e na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Campus Samambaia da UFG, em parceria com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical de Portugal (Cesem), vinculado ao grupo Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, da Universidade Nova (UN) de Lisboa-Portugal. O 12º Simpósio de Musicologia - Musicologia e Diversidade busca proporcionar reflexões sobre os caminhos plurais da musicologia na contemporaneidade, ampliar o intercâmbio entre núcleos e centros de estudos; incentivar a produção científica e artística no que diz respeito ao campo musicológico; e oportunizar a divulgação de pesquisas existentes na área da musicologia, em âmbito nacional e internacional.

Marcos Moreira, atual vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), é o coordenador-geral do Festival de Música de Penedo (Femupe) e do Cemupe e vai lançar, pelo canal da UFG Oficial no Youtube, o e-book Tramas e teares sonoros: o diário da Banda Feminina de 1936. Mais uma vez deixo meus agradecimentos à professora Ana Guiomar Rego Souza (@aregosouza) e a todos que incentivam nossos projetos, inclusive, nosso e-book que será lançado no Simpósio de Musicologia da UFG”, disse.

Moreira é um dos grandes incentivadores da pesquisa em Musicologia e já conseguiu publicar 13 títulos e reeditar o Dicionário Musical de 1904 (3ª edição), um referencial para a pesquisa e o estudo da lexicografia musical em Língua Portuguesa, além de vários artigos. Todos pelo selo do Centro de Musicologia de Penedo

O Cemupe é um grupo de pesquisa registrado no CNPq, vinculado à Ufal, em parceria com a Prefeitura de Penedo. É um laboratório de pesquisa e extensão da Universidade, que realiza atividades on-line e presenciais. Sua sede física funciona anexa à Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo-AL.