Livro sobre os segredos de uma aprendizagem eficaz será lançado na Bienal

Obra foi escrita pelo docente Rafael Nunes, do Campus Arapiraca
Por Deriky Pereira - jornalista
26/07/2023 14h19 - Atualizado em 26/07/2023 às 14h19
Rafael Nunes é professor do Campus Arapiraca (Foto acervo pessoal)

Se você enfrenta alguma dificuldade no início dos estudos e, logo quando começa, perde a concentração, por algum motivo, deixando o processo de lado rapidamente, preste atenção! Durante a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, mais precisamente na segunda-feira (14), às 19h, na Sala Ponta Verde, será lançado um livro que fala sobre os segredos de uma aprendizagem eficaz.

“O livro é muito mais que um manual para você estudar melhor, pois ele propõe uma jornada completa que começa com você, enquanto iniciante nos estudos e na leitura, sendo pego pela mão e conduzido a aprender técnicas e comportamentos de um estudante profissional, para, assim, você estudar e aprender o que quiser e ter sucesso profissional e pessoal”, explicou o autor Rafael Nunes, docente do Campus Arapiraca.

Ainda segundo ele, o livro propõe uma jornada de aprendizagem, onde os leitores e leitoras vão poder entender como o cérebro aprende e como é possível utilizá-lo de forma assertiva para estudar, além de como estudar e ler livros a partir de um método eficaz. “Também será possível entender como criar hábitos de estudos e de leitura, fazer planejamento eficiente de estudos, além da criação de uma mentalidade de estudante aprendiz”, complementou Nunes.

Por que trazer dicas de leitura e aprendizagem?

Há 22 anos, Rafael Nunes atua como professor, desenvolvendo, dentre outros pontos, alguns métodos de ensino com ele mesmo e também com seus estudantes. No entanto, o docente nos conta que sempre encontrou dificuldades em ler livros que não fossem da sua área de atuação, a Química. E isso lhe deixava intrigado. No entanto, com o início da pandemia, em 2020, o professor deu início a uma série de pesquisas para tentar entender os motivos dessa situação.

“Comecei a pesquisar mais sobre o tema, ler livros de desenvolvimento pessoal, o que me despertou interesse pela neurociência e métodos de aprendizagem, de estudo-aprendizagem. Eu comecei a entender o motivo dessas dificuldades. Foi quando comecei a fazer uma fundamentação teórica de neurociência e outras em teorias de aprendizagem. A partir daí comecei a escrever o livro”, explicou o autor.

Segundo Nunes, as pessoas que querem adquirir um hábito de estudos e de leituras, além de pré-requisitos para terem um estudo de qualidade, criação de planejamento de estudos e de leituras e outras que precisam de uma alta performance nos estudos, por exemplo, o de estudar para concursos públicos ou um vestibular mais concorrido, vão encontrar, neste livro, métodos para minimizar essas situações.

“Eu também percebi, principalmente com a pandemia, que as pessoas cada vez mais vinham tendo dificuldades de reter conteúdos. Fui a fundo entender isso, buscando na neurociência, nos métodos de estudo-aprendizagem, mas você pode se perguntar: o que é esse método? É o de estudar priorizando retenção de conteúdo, sendo possível fazer isso de três formas: pela repetição, pela associação de ideias e por meio da ênfase no conteúdo. E eu trago, no livro, formas e técnicas para os leitores utilizarem essas três coisas”, explicou.

Eu não consigo ler um Livro”

A produção da obra, que leva o selo da Editora CBA, foi finalizada em 2023 e será lançada na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, acompanhada de uma palestra: “Eu não consigo ler um Livro”.

Segundo Rafael, com o avanço das redes sociais, as pessoas foram desenvolvendo maior grau de imediatismo, o que gera comportamentos como o aumento da ansiedade e perda de foco, o que pode afastá-las dos estudos.

“Estudar é um processo lento, que exige concentração e foco. Às vezes, a pessoa tem um sonho de fazer um concurso, por exemplo, mas não faz por achar que não consegue aprender, que o concurso é muito difícil e com esses métodos e orientações dispostos no livro e também na palestra de abertura, de repente, ela vai conseguir buscar esses sonhos”, explicou.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.