Ufal consegue restabelecer limite de armazenamento e mantém serviços do Google

Maioria dos usuários colaborou com a redução do espaço, mas NTI alerta que ainda há excessos
Por Manuella Soares - jornalista
14/06/2023 17h07

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) alertou e a comunidade acadêmica usuária do e-mail institucional da Ufal reagiu para evitar a suspensão dos serviços do Google. O prazo dado para solucionar o problema de armazenamento excedido terminava no dia 18 de junho, mas o NTI já conseguiu restabelecer o limite antes da data.

“Além do importante engajamento dos usuários na redução do armazenamento em suas contas, o NTI também teve que atuar nas contas consideradas mais críticas em termos do uso de espaço. Com isso, a Ufal continuará dispondo de todos os serviços da Plataforma Google”, ressaltou o diretor do NTI, Reinaldo Cabral.

No mês passado mais de 900 usuários haviam sido notificados de que poderiam ter suas contas canceladas, já que, com a mudança no pacote disponibilizado para a Ufal, as ferramentas Gmail e Google Meet passaram a ter armazenamento e tempo de duração limitados. Estudantes, técnicos e docentes precisaram se adequar aos 5GB por cada conta de e-mail institucional.

Mesmo a Ufal cumprindo o teto de armazenamento institucional, Reinaldo salienta que ainda há usuários utilizando o Drive excessivamente. Por isso, ele mantém o alerta: "Ainda há usuários que não fizeram a sua parte e ainda estão consumindo muito espaço no Google Drive.  A política institucional existente estabelece consequências para estes casos."

Alternativas

Ainda em 2022, depois de algumas negociações com o Google, a Ufal sugeriu que servidores e estudantes migrassem seus arquivos e disponibilizou 50GB de espaço no Microsoft OneDrive para cada usuário institucional ativo. Bastava realizar um cadastro para utilizar a ferramenta e ter acesso aos serviços.

Aulas on-line, cursos de capacitação, seminários, reuniões e demais atividades remotas da Ufal também migraram para a plataforma Microsoft Teams. E a Universidade disponibilizou o pacote Office 365 que abrange os Apps mais usados no mercado, como Word, Excel e PowerPoint.

O NTI se mantém firme em busca de alternativas para ampliar a capacidade de armazenamento institucional, sem que isto implique riscos à segurança da informação e que sejam econômica e tecnicamente viáveis de serem mantidas no médio e longo prazo.

Para mais informações e esclarecimentos, enviar e-mail para atendimento@nti.ufal.br.