Servidores da Ufal vencem prêmio de melhor paper em evento de TI

15ª edição do Workshop de TICs das Instituições Federais de Ensino Superior aconteceu na última semana em São Luís (MA)
Por Izadora Garcia - relações públicas
28/06/2023 14h46
Trabalho de Marcos Neto, Rômulo de Oliveira e Italo Silva, ficou em primeiro lugar na categoria de melhor paper

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) especializados na área de Tecnologia da Informação participaram da 15ª edição do Workshop de TICs das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES). O evento, que teve como tema TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação, aconteceu na última semana, em São Luís do Maranhão.

No total, 118 artigos foram submetidos para o evento, sendo os quatro enviados pela Ufal aceitos. Um deles, intitulado Microsserviços: aspectos gerais para auxiliar a decisão de migração da arquitetura, de Marcos Ferreira Neto, Rômulo de Oliveira e Italo Silva, ficou em primeiro lugar na categoria de melhor paper.

“O evento como um todo é muito especial para a área de tecnologia da informação das universidades”, afirmou Reinaldo Cabral, diretor do NTI. “Foi uma participação muito significativa para a Universidade, primeiro pela troca com as outras instituições, mas também porque os trabalhos estavam em um nível técnico excelente. Nessas ocasiões, se aprende muito, compartilhamos nossos problemas e soluções porque muitas outas universidades passam pelos mesmos problemas que a gente”, complementou.

Os servidores avaliaram a participação como muito positiva e entenderam o prêmio como reconhecimento ao trabalho executado na Ufal. A previsão é de que o networking estabelecido durante o evento resulte em parcerias com outras instituições de ensino, seja para adquirir ou oferecer soluções em Tecnologia da Informação.

“A Universidade vai se beneficiar em várias áreas: segurança da informação, governança, compra de serviços, equipamentos e soluções para as mais diversas áreas, como a de redes. Tivemos trocas com diversas instituições como a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Outra prospecção de parceria importante foi estabelecida com a UniRio, uma instituição para a qual já prestamos serviços e que ficou muito interessada nas nossas soluções”, avaliou.

Tecnologia e arte

Cárlison Galdino, analista de TI do Campus Arapiraca, apresentou o seu artigo de uma forma inusitada: aliando conhecimento técnico e arte, o servidor apresentou seu trabalho acadêmico em forma de cordel. A paixão por esse tipo de literatura é antiga e o cordelista já escreveu inúmeros poemas como O Cordel do Software Livre, que aliam a modernidade das tecnologias com a tradição do gênero textual popular.

Sobre o evento

O WTICIFES é um evento promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O objetivo da atividade é atualizar os servidores dessas instituições sobre tendências e novas soluções disponíveis no mercado, como também de promover o intercâmbio de informações e troca de experiências por entidades pares que enfrentam desafios muito semelhante.