Livro sobre encantos e desencantos da laguna será relançado no próximo dia 5

Obra do professor Rubens de Oliveira conta a história do surgimento e das transformações da cidade de Maceió a partir da laguna
Por Ascom Adufal com informações da Ascom Ufal
28/06/2023 14h38 - Atualizado em 28/06/2023 às 14h40
Professor Rubens Duarte

O professor Rubens de Oliveira Duarte, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), relança, no próximo dia 5 de julho, seu livro Laguna de encantos e desencantos. O evento acontece no auditório da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), localizada no bairro do Farol, em Maceió, às 14h30.

Fruto do doutorado do professor Rubens, a obra conta a história do surgimento e das transformações da cidade de Maceió a partir da laguna, passando pelos simbolismos, representatividade e a contextualização dos encantos e desencantos da região. O livro, da Editora da Ufal (Edufal), aborda um novo olhar sobre a cidade, de uma forma prazerosa e poética.

Para adquirir o livro pelo site da Edufal, clique aqui.

Sobre o autor

Rubens de Oliveira Duarte é arquiteto e urbanista e professor do Centro de Tecnologia da Ufal. Lecionou por 25 anos no Centro Universitário Cesmac e por cerca de nove anos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal. Mestre e doutor pela Ufal, dedica-se ao estudo de Maceió por meio do protagonismo de suas águas e divulga seus estudos sobre o tema no perfil do instagram @maceiomarelaguna.

Em 2010, ele publicou a dissertação de Mestrado sobre a região lagunar de Maceió, onde foi construído o Dique-Estrada. Já em 2019, concluiu seu doutorado em Arquitetura e Urbanismo com a tese “O protagonismo e a sedução do mar e da laguna em Maceió e o imaginário das águas na cidade”. Os trabalhos são bastante consultados no Repositório da Ufal e a tese já foi baixada mais de 2,5 mil vezes.

Informações principais

O que: Relançamento do livro Laguna de encantos e desencantos, do professor Rubens de Oliveira Duarte

Quando: 5 de julho

Horário: 14h30