Equipe do Restaurante Universitário participa de oficina de acessibilidade

Treinamento sensibilizou os funcionários sobre o melhor atendimento para o aluno com deficiência
Por Jacqueline Freire – jornalista
28/06/2023 14h20 - Atualizado em 28/06/2023 às 14h42
NAC realizou treinamento com profissionais do RU

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (NAC/Ufal), setor ligado à Pró-reitoria Estudantil (Proest), realizou na última sexta-feira, 23 de junho, um treinamento com os funcionários do Restaurante Universitário (RU) do Campus A.C. Simões, para sensibilizar a equipe sobre a melhor forma de atender os estudantes com deficiência.

Segundo a nutricionista Thanyara de Medeiros, a oficina surgiu de uma demanda indicada pelos próprios estudantes. “Discutimos sobre os obstáculos que uma pessoa com deficiência precisa passar para se alimentar no RU, e, como nós servidores e colaboradores, podemos fazer a nossa parte, facilitando o acesso a essa pessoa”, disse.

Para ela, o treinamento possibilitou à equipe vivenciar apenas um pouco das dificuldades que os estudantes enfrentam na Ufal. “O treinamento foi somente dentro do restaurante, mas eles já têm dificuldade antes mesmo de chegar aqui, na locomoção”, avaliou.

Ministrado pela assistente social do NAC, Danielly Spósito, o treinamento aconteceu de forma prática, os funcionários foram vendados e tiveram que vivenciar as dificuldades de uma pessoa cega.

A iniciativa já rende frutos, pois a equipe, que se mostrou bastante participativa na oficina, estão colocando em prática o que aprenderam. Lilian, que é supervisora do Restaurante, destacou o aprendizado sobre empatia: “O treinamento nos deu a oportunidade de aprendermos a abordar [os estudantes] de forma respeitosa, digna e humana, é um aprendizado que vamos levar para a vida”.

O RU do Campus A.C. Simões funciona de segunda a sexta das 11h30 às 14h para almoço e das 17h30 às 19h30 para o jantar. No sábado o funcionamento é das 11h30 às 13h30, apenas para almoço.