Ufal recebe cinco novos servidores docentes e técnico-administrativos

Eles foram empossados pelo reitor Josealdo Tonholo e vão atuar em Maceió, em Arapiraca e em Penedo
Por Thâmara Gonzaga - jornalista / fotos Renner Boldrino
11/04/2023 14h14 - Atualizado em 13/04/2023 às 08h14
Solenidade de posse no gabinete do reitor

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu cinco novos servidores na manhã da última segunda-feira (10). A cerimônia de posse foi conduzida pelo reitor Josealdo Tonholo, e também contou com a presença da vice-reitora, Eliane Cavalcanti, do pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington Pereira, e do diretor do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Bruno Morais.

Os gestores deram as boas-vindas e falaram sobre a importância da Ufal e seu papel estratégico para reduzir as desigualdades no estado. A cerimônia foi marcada pela emoção dos novos servidores e dos familiares ao recordarem as horas de estudo e os momentos desafiantes para conseguir passar em um concurso público.

Charles Santos tomou posse no cargo de assistente em administração e vai trabalhar no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Ao contar um pouco sobre sua trajetória, destacou as oportunidades conquistadas por meio da educação. “Meus pais são agricultores. Já trabalhei na roça, fui agente de saúde e fiquei desempregado depois que a Eletrobras foi privatizada. Hoje, começo uma história na Ufal e pra mim é uma honra servir à sociedade”, disse ele.

Ewerthon Ferro e Mariana de Andrade também assumiram o cargo de assistente em administração e vão trabalhar no Campus A.C. Simões, em Maceió. Em suas falas, afirmaram que estavam realizando um sonho ao fazer parte do quadro de servidores da Universidade.

Katily Pereira e Jaiurte da Silva são os novos docentes empossados, ambos com formação em biologia. A professora vai atuar na Unidade Educacional de Penedo; ele, no Campus Arapiraca.

De origem humilde, mas com muita vontade de progredir por meio dos estudos, os dois compartilharam um pouco de sua trajetória de vida. “Minha vida foi transformada pela educação pública. Eu sou fruto da expansão e vou trabalhar na expansão. Vou fazer a diferença na vida de outras pessoas. Estou muito feliz de estar aqui”, disse Jaiurte, muito emocionado.

Antes de ser professora, Katily começou a trabalhar como zeladora numa escola. Determinada, ela sonhava com mais e persistiu para conquistar: “Eu disse pra mim mesma que eu seria uma professora com doutorado e aqui estou realizando o meu sonho de ser uma professora federal”, contou.

Para alcançar o que tanto desejou, ela recordou o apoio da família. “Minha mãe não estudou nem trabalhou para cuidar de nós. Meu pai foi meu suporte e sempre me ajudou diante das dificuldades. Ele esteve comigo durante o concurso da Ufal. Então, pra mim, é uma felicidade, um orgulho, de viver esse momento junto dele”, disse ela, ao agradecer ao pai que estava presente na cerimônia de posse.