Servidores da Ufal participam do maior evento de contas públicas do país

Atividade faz parte das estratégias do Fórum de Compras e Licitações da Ufal
Por Izadora Garcia - relações públicas
19/04/2023 14h03

Servidores lotados em diversos setores participaram da 18º edição do Congresso Brasileiro de Pregoeiros, maior evento de contas públicas do Brasil. A capacitação contínua a partir da participação em eventos é uma das estratégias do Fórum de Compras e Licitações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A iniciativa teve como objetivo o aperfeiçoamento de habilidades e a atualização dos servidores sobre os temas discutidos no evento. Para Edson Lima, coordenador de Administração de Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), a participação em um evento de grande porte com diversos nomes de peso na área motiva e auxilia na tomada de decisões durante a prática laboral.

“É um evento importantíssimo, o maior de contas públicas do Brasil e contou com cerca de 2.300 participantes de todos os estados do país e de todas as esferas: federal, municipal e estadual, estatais e órgãos de controle”, explicou. “Temos como uma das estratégias o envio de servidores para participação nos eventos externos, nos maiores e melhores do país na área de contratações. Esse contou com a participação de dois ministros do TCU [Tribunal de Contas da União] o Antonio Anastasia e o Benjamin Zymler, com equipes do governo federal, escritores, doutrinadores, os nomes mais respeitados do país na área", complementou.

A Universidade custeou 12 inscrições e teve uma cortesia, cedida pelos organizadores do evento. No total, 13 servidores de setores como a Proginst, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), além de representantes dos três campi fora de sede e do Hospital Universitário (HU) participaram das atividades. que aconteceram no último mês, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Para Luísa da Costa, da Gerência de Compras e Licitações da Proginst, a participação no congresso auxiliará em suas atividades no trabalho. “O conhecimento adquirido durante o Congresso, indubitavelmente, será útil para manter os servidores atualizados, aperfeiçoar nossas habilidades e melhor embasar as decisões tomadas no decurso do procedimento licitatório, possibilitando maior segurança jurídica ao pregoeiro e aos demais envolvidos no processo. E, sobretudo, possibilitará um avanço significativo no processo de aquisição de bens e serviços para a Universidade, o que beneficiará toda a comunidade acadêmica”, avaliou.

Para a servidora, esse tipo de atualização se demonstra fundamentação, especialmente no momento de transição para a Nova Lei de Licitações e Contratos. “Pudemos assistir a palestras com temas e informações relevantes, ministradas pelos maiores nomes da área de Licitações do país e acompanhar as últimas atualizações na legislação e seus regulamentos”, complementou.