Novo modelo de contratos de manutenção facilitará reparos na Universidade

Modelo, já em vigor no Campus Arapiraca, tem apresentado resultados positivos
Por Izadora Garcia - relações públicas
12/04/2023 13h38 - Atualizado em 12/04/2023 às 16h51

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) adotará um novo modelo de contratação para os serviços de manutenção. Serão afetados os contratos de manutenção predial, de ar-condicionado e de equipamentos eletrônicos. A grande novidade é que os contratos, agora, irão prever a aquisição de materiais, o que agiliza o andamento dos consertos.

De acordo com Edson Lima, coordenador de Administração de Suprimentos e Serviços da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), a mudança traz benefícios para a Universidade. “Vamos ter a capacidade de dar um andamento muito mais rápido às demandas de manutenção e até de providenciar o conserto imediato, mitigando muito dos problemas que temos atualmente. Muitas das coisas que ficavam paradas vão ser agilizadas”, explicou.

No modelo atual, em vigência desde 2018, apenas a mão-de-obra é contemplada. A partir de agora, 15% do contrato será voltado à aquisição de materiais: o funcionário da empresa de manutenção fará a avaliação do problema, levantará uma lista de materiais necessários e o orçamento. O fiscal, por sua vez, analisará a proposta, autorizará o pagamento, que será efetuado pela Ufal com base na tabela oficial de preços do governo, Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Outra novidade é que esse novo contrato também inclui técnicos em eletrônica. Essa mão-de-obra será importante para mitigar o problema de alguns equipamentos que se encontram quebrados e que ainda podem ser aproveitados, como nobreaks, estabilizadores e impressoras.

“Esse modelo de contratação já está sendo utilizado no Campus Arapiraca com muito êxito. Ele tem solucionado muitos problemas do Campus”, avaliou Edson. A mão-de-obra inclui, ainda, serviços de pedreiro, encanador, eletricista e marceneiro.

De acordo com Edson, a contratação de dois outros processos por Sistema de Registro de Preços (SRP) está em fase de planejamento: um voltado para a manutenção de ar-condicionado (que inclui a manutenção preventiva, corretiva e instalação), sob responsabilidade da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e outro relacionado à manutenção da rede lógica, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).