Docentes da Ufal podem submeter propostas de Pibic e Pibiti até o dia 20 de abril

Para garantir a participação de mais mulheres, edital assegura um ano a mais de avaliação caso a pesquisadora tenha vivido período gestacional ou licença maternidade
Por Ascom Ufal
03/04/2023 13h36 - Atualizado em 03/04/2023 às 17h12

Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) têm até o dia 20 de abril para submeter propostas de projeto aos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), ciclo 2023-2024. A inscrição deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Os editais Pibic e Pibiti são lançados e acompanhados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal. Um dos critérios para selecionar propostas é a produção científica. No ciclo 2022-2023, foi adotada uma medida para garantir a participação de mais mulheres: caso a pesquisadora tenha vivido período gestacional ou licença maternidade a partir de 2020, terá um ano a mais de avaliação, que corresponderá ao interstício de 2019 a 2023, calculado por meio da soma das pontuações.

Pesquisadores e pesquisadoras da instituição com interesse em participar do processo devem realizar, durante o período acima especificado, o cadastro como avaliador no Sigaa, caso ainda não tenha realizado, submeter o projeto, anexar o Currículo Lattes atualizado e a planilha de pontuação. É preciso, ainda, cadastrar planos de trabalho para solicitar bolsa de pesquisa e para voluntários. Para submeter a proposta, é preciso ser docente com doutorado do quadro permanente da Ufal, liderar ou participar de um Grupo de Pesquisa Certificado pela Universidade, cadastrado e certificado no Diretório de Pesquisa do CNPq e no Sigaa, constando os nomes dos alunos envolvidos no projeto, entre outros critérios especificados no edital.

Os proponentes devem cadastrar estudantes que estejam regularmente matriculados em curso de graduação na Ufal e apresentem bom rendimento acadêmico. O discente não pode participar de projetos Pibic e Pibiti de forma concomitante, sendo preciso fazer uma opção, e também não pode possuir vínculo empregatício.

O resultado preliminar do certame será divulgado no site de editais da Ufal, no link.

Objetivos

Entre os objetivos do Pibic, estão o foco em despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, estimular maior articulação entre a graduação e pós-graduação, bem como estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

Já o Pibiti visa estimular estudantes de graduação ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, buscando contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.

Para saber mais clique aqui e assista ao vídeo produzido pela Propep