Assembleia homenageia o poeta alagoano Jorge de Lima

Proposta de homenagem foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares
Por Comunicação ALE
24/04/2023 19h19 - Atualizado em 26/04/2023 às 16h51

O plenário da Assembleia Legislativa recebeu na segunda-feira, 17, representantes de diversas vertentes culturais do Estado para homenagear o poeta Jorge de Lima pela passagem dos 130 anos de nascimento deste alagoano de União dos Palmares. A sessão especial foi proposta pelo deputado Doutor Wanderley (MDB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Ao encerrar o evento, o deputado Wanderley anunciou que está ingressando na Casa com um projeto de resolução no qual denomina de Jorge de Lima a biblioteca do Poder. Além disso, irá apresentar uma indicação ao Governo do Estado para que as obras do poeta sejam adotadas nas escolas da rede pública estadual, por sugestão do poeta Claufe Rodrigues.

“A obra de Jorge de Lima deu uma contribuição enorme para melhorarmos como seres humanos. Jorge foi poeta, ensaísta, romancista, filósofo... tudo o que imaginarmos ele foi. Alagoas é um Estado muito pequeno geograficamente, mas muito rico em figuras como essas que foram além das fronteiras do País”, destacou Doutor Wanderley, informando que esta é uma semana para revisitar a vida e a obra de Jorge de Lima, tendo em vista que o poeta nasceu no dia 23 de abril de 1893. “São figuras como Jorge de Lima que engrandecem Alagoas. Esta Casa se sente honrada e feliz em patrocinar o início desta semana que vai se dedicar à obra e à vida do Jorge de Lima”, completou o parlamentar.

A sessão solene contou com a participação de várias personalidades da cultura alagoana, a exemplo do ator Chico de Assis, da pianista Selma Brito, do maestro Luiz Martins, do grupo teatral Mandacaru do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), entre outros. Durante o evento, o grupo Mandacaru, conduzido pelo ator Chico de Assis, apresentou um pequeno sarau, interpretando poemas icônicos do homenageado, como “O acendedor de lampiões”.

O poeta Claufe Rodrigues fez um breve relato de sua convivência e seu encanto com as obras de Jorge Lima. “As obras dele são fantásticas! Tornei-me um grande divulgador dele porque ele me apontou os caminhos da poesia”, disse Rodrigues, que além de poeta é jornalista, produtor cultural e compositor. Outros que também usaram a tribuna do Parlamento para destacar a grandiosidade e o legado das obras de Jorge Lima foram o presidente da Academia Alagoana de Letras (AAL), escritor Rostand Lanverly, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Igal), historiador Jayme de Altavilla, que do alto dos seus 88 anos de idade foi o único dos presentes ao evento que conheceu pessoalmente o poeta alagoano, em 1950, no Rio de Janeiro.

O secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, que também participou da sessão especial, informou que em breve a Imprensa Oficial Graciliano Ramos irá lançar uma nova edição da vida e da obra de Jorge Lima, de autoria da escritora Povina Cavalcante. “É uma contribuição que será ofertada à preservação da memória do poeta que, como dizia Carlos Moliterno, sempre teve na sua criatividade poética compromisso de destacar os nossos valores e identidades regionais, as lendas e os costumes”, disse Cavalcante.

A sessão solene contou ainda com as presenças do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; da presidente da Academia de Artes e Letras do Nordeste, Mara Núbia; da secretária de Cultura de União dos Palmares, Elizabete Oliveira; do reitor da Uncisal, Henrique Costa; do presidente da Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares; do secretário Executivo do Estado, Milton Muniz; e o reitor da Uneal, Odilon Máximo.