Ufal recebe 33 novos docentes para os quatro campi

Posse aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) na Sala dos Conselhos
Por Lenilda Luna - jornalista
20/12/2023 13h13 - Atualizado em 20/12/2023 às 18h20
Fim de ano de esperança e alegria foram a tônica da posse de docentes nesta manhã

O ano de 2023 está se encerrando na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o enfrentamento de muitos desafios, mas também com muita alegria. Esse era o sentimento presente na posse coletiva dos 33 novos professores, em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (20), na Sala dos Conselhos, presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, com a presença do pró-reitor de gestão de pessoas, Wellington Pereira, e do diretor do Departamento de Pessoal (DAP), Bruno Morais.

Entre os empossados, destacam-se trajetórias acadêmicas e pessoais que contribuem para a emoção e o reconhecimento da conquista da aprovação em concurso público. Thomas Rocha Ferreira é um bom exemplo. O jovem professor, natural de Maceió, é de uma família de trabalhadores, o pai trabalha como motorista e a mãe nos serviços de casa. Ele estudou em escolas públicas e foi estudante de um programa mantido com muita dedicação na Ufal, o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe).

Thomas ressalta que foi graças ao Paespe que ele vislumbrou a possibilidade de fazer um curso superior. “Entrei no Paespe em 2010, logo depois, graças às orientações dos professores do programa, fui aprovado no curso de Meteorologia. A partir daí, foram muitas novas possibilidades. Fiz mestrado e doutorado em Campina Grande (PB), sendo um período de intercâmbio nos EUA, onde pude desenvolver parte da minha pesquisa. Trabalhei um tempo na Paraíba e na Bahia, mas agora voltei para casa. Nem consigo descrever o orgulho e a realização deste momento. Não foi fácil, mas estou muito feliz. Meus pais e meu irmão vieram compartilhar esse momento comigo”, declarou o professor recém-empossado.

Alguns dos empossados já conhecem bastante o ambiente de trabalho, como o professor Basile Christopoulos, que já atuou na Universidade como professor substituto e como colaborador do mestrado em Direito, e agora volta como efetivo. “É um momento muito importante para mim, que fiz minha graduação e pós-graduação aqui na Ufal. Ser professor do quadro permanente desta instituição é uma grande honra. Com o regime de dedicação exclusiva, posso ter mais tempo para desenvolver parcerias e projetos, nos quais terei muita satisfação em contribuir”, comemora Basile.

Entre os novos docentes, alguns vieram de outros estados e ainda organizam a mudança. É o caso do Willian Robson Soares Lucindo, graduado em História pelo Centro Universitário de Osasco (SP), com mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. “Eu estava atuando como professor da educação básica em São Paulo, mas estava atento aos concursos das universidades. A pandemia de covid-19 retardou um pouco meus planos, mas assim que foi publicado o edital da Ufal, logo me inscrevi. Estou muito muito feliz com a aprovação, ainda conhecendo a cidade e procurando local para morar”, relata o professor.

A professora Jamile Pinheiro Nascimento Amoah vem de uma região mais próxima. Ela fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Engenharia Elétrica, na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. “Em 2020, fui professora substituta no Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca) e depois no Centro de Tecnologia (Cetec), por isso já conheço a comunidade acadêmica onde vou atuar, um ambiente muito agradável. É um sonho realizado. Vou dar aulas para os estudantes das Engenharias, no Cetec”, informou Jamile, muito animada com a nova etapa.

Reitor saúda novos professores

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou a satisfação em ampliar o quadro de docentes da universidade. “Estamos muito felizes em receber vocês nesta instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil como um todo. Nossa universidade desempenha um papel vital para a sociedade alagoana, e cada um de vocês contribuirá significativamente para a formação de profissionais e pesquisadores que vão atuar na sociedade com dedicação e qualidade”, destacou

Tonholo ressaltou a colaboração da Universidade em momentos que exigem o conhecimento científico e acadêmico. “Nos últimos anos, enfrentamos desafios extraordinários que testaram a resiliência de nossa comunidade. Diante do derramamento de óleo nas praias nordestinas, da pandemia de covid-19 e do afundamento de bairros em Maceió causado pela mineração de sal-gema, a Ufal se destacou na busca por soluções e respostas para esses dilemas complexos”, ressaltou o reitor.

Ao saudar os docentes, Josealdo Tonholo enfatizou a missão social da Universidade. “Hoje, ao ingressarem nesta instituição, convido cada um de vocês a se comprometerem com a excelência acadêmica, com a busca incessante pelo conhecimento e com a aplicação prática de suas habilidades em prol do bem comum. Juntos, podemos continuar a tradição de servir à sociedade alagoana e enfrentar os desafios que se apresentam, guiados por nossa dedicação à pesquisa, à extensão e ao ensino de qualidade”, concluiu Tonholo.