Projeto que ensina matemática e computação inscreve até dia 15

São cem vagas disponíveis para estudantes do 9º ano fundamental ou 1º ano do ensino médio participarem no contraturno escolar
Por Ascom Ufal
06/12/2023 18h18 - Atualizado em 12/12/2023 às 17h42

O Novo Ensino Suplementar (NES), centro de excelência para matemática e computação que atua na formação de alunos do Ensino Médio, abriu cem vagas para alunos que estejam cursando, em 2024, o 1º ano do Ensino Médio ou, excepcionalmente, o 9º ano do Fundamental de todo o país. As inscrições estão abertas até o dia 15 de dezembro, por meio do link.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ual) e apoiado pela Stone, por meio da sua área de investimento social, Stone Impacta. Os candidatos passam por um processo seletivo em três fases distintas: inscrição e análise curricular; prova de conhecimentos específicos; e entrevistas. “A busca é por jovens promissores que tenham paixão e curiosidade em explorar mais profundamente os campos da Matemática e Computação. O objetivo principal é preparar esses jovens para que prossigam seus estudos nas mais renomadas universidades, tanto nacionais quanto internacionais”, explicam os organizadores.

Atualmente 44 estudantes residentes em vários municípios de quatro estados fazem parte do projeto no contraturno escolar, com ênfase em Inteligência Artificial e ciência dos dados. A duração é de três anos, com carga horária de 1.200 horas, divididas em seis módulos.

A iniciativa conta ainda com a colaboração de diversos parceiros, sejam eles indivíduos ou empresas, que contribuem financeiramente para garantir bolsas de estudos aos alunos. Estas cobrem despesas como alojamento, transporte, alimentação, conectividade à internet, entre outros custos acadêmicos, incluindo materiais didáticos.

Sobre o Stone Impacta

O Stone Impacta, pilar de investimento social da companhia, possui duas principais frentes de atuação: a educação para altas habilidades e superdotação e o empreendedorismo para a base da pirâmide, apoiando organizações e projetos sociais que focam nestas causas.