Edufal e Fapeal lançam novos livros para a sociedade alagoana

Lançamento será no dia 7 de dezembro, às 17h, na Sala de Música do Teatro Deodoro
Por Deriky Pereira – jornalista
04/12/2023 14h19
Solenidade de lançamento será no dia 7 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro Deodoro

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) se preparam para o lançamento de novos livros para a sociedade alagoana, fruto de parceria entre os órgãos por meio do Edital de Teses e Dissertações. A solenidade será realizada no dia 7 de dezembro, a partir das 17h, na Sala de Música do Teatro Deodoro, situada no Centro de Maceió.

Segundo o professor Ivamilson Barbalho, diretor da Edufal, tanto o edital como a parceria com a Fapeal é exitosa por selecionar teses e dissertações, o que ajuda a fortalecer os programas de pós-graduação da Ufal. “A produção de livros pelos discentes pontuam positivamente na avaliação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior] e isso implica a consolidação das nossas instituições, da nossa e também da Fapeal”, celebrou.

Barbalho também aproveitou para convidar a toda a sociedade a comparecer no lançamento. “Venham participar desse momento de alegria e de êxito da produção acadêmica, da excelência da produção acadêmica em nosso estado, entre duas instituições muito importantes para o fortalecimento da ciência, como é a Fapeal e como também é a Ufal. Estamos muito felizes em oferecer à comunidade, de um modo geral, obras com valor e critério acadêmico muito bem avaliadas para apreciação de todos nós”, disse ele.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, reforçou que a parceria com a Edufal não é de hoje e reiterou o convite feito pelo diretor Ivamilson. “Essa é mais uma oportunidade de a sociedade alagoana conhecer a produção científica e acadêmica da maior universidade pública do estado a partir desta parceria que já colocou no mercado alagoano mais de 100 títulos frutos dos estudos desenvolvidos na pós-graduação do estado”, salientou o gestor.

Livros a serem lançados

Serão lançados os títulos: Com mais Técnica, Com mais Ciência, de Hellen Caetano; Saberes e Práticas de Letramento Literário na Formação de Professores, de Antônia Medeiros; Direito à Saúde baseada em Evidências, de Camila Torres; Povo Koiupanká e a Educação Escolar Indígena, de Allyne Oliveira; Tensão em Cadeia: Disciplina das Facções e do Sistema em Unidades de Internação Alagoanas, de Ada Rízia Carvalho.

Também serão entregues à sociedade os livros: Peripécias e Desventuras: A jornada de um herege luterano nos tempos da Inquisição, de Jadson Queiroz; O Outro Lado da Consciência: Freud e os destinos da defesa do eu, de Jéssica Azevedo; Cosmovisões de Auritha Tabajara e Eliane Potiguara: memória e polifonia em narrativas ancestrais, de Joel Vieira Filho; As Raízes da Cantoria de repente: uma árvore epistemológica, de José Nogueira.

Na ocasião, ainda serão lançados: Resolução de Conflitos online em tempos de Inteligência Artificial: A incorporação da Online Dispute Resolution (ODR) pelos tribunais brasileiros, escrito por Milton França, As vítimas invisíveis da violência doméstica e intrafamiliar: uma análise das políticas públicas em Maceió (AL), de Clarissa Pereira e Diagnóstico geoambiental da bacia do Riacho Piauí em Arapiraca/AL, de Adriana Santana.

Mas ainda têm mais livros: Frades alemães sob o sol do Brasil: arquiteturas, itinerâncias e vida urbana, de Taciana Santiago; O Real Resiste: A defesa neoliberal contra o acontecimento-verdade, de Melissa Barboza; Maceyobissínia: trajetórias negras em Maceió e sua representação, de Paulo Victor de Oliveira; Hoteleiros e a ocupação do litoral de Maceió – AL, de Daniel Carvalho e A (Des)Igualdade, sob a mediação do trabalho, na formação socioeconômica do Brasil, de autoria de Mônica Nascimento.

Quatro décadas de produção literária

O professor Ivamilson Barbalho destacou também que no ano em que a Edufal celebra quatro décadas de existência esta parceria reforça o compromisso de ambos os órgãos com a produção técnico-científica. “A gestão [do reitor Josealdo] Tonholo se sente muito contemplada e satisfeita por ter sido, por ser parte importante desses 40 anos de editora com livros de excelência”, declarou o gestor.

Ele contou ainda que a Edufal se consolidou como uma editora que apresenta obras de relevância a cada lançamento. “São 40 anos e muitos, muitos livros publicados. A Editora, nesses 40 anos, tem feito um diferencial muito expressivo na consolidação das demais editoras universitárias do estado de Alagoas”, celebrou Ivamilson Barbalho.

Acompanhe mais detalhes sobre o lançamento e outras informações sobre a Edufal por meio do Instagram.