Servidora Técnica em Assuntos Educacionais comemora 40 anos de Ufal

Normélia Correia pertence há 35 anos ao quadro de servidores do Centro de Tecnologia
Por Diana Monteiro - jornalista
01/11/2023 15h57 - Atualizado em 01/11/2023 às 16h53
Comemoração à Normélia Correia (blusa de xadrez)

Comemoração à Normélia Correia (blusa de xadrez)

A comemoração pelos 40 anos de atividades na mais antiga e maior instituição de ensino de Alagoas foi grande. E, como ela mesma diz, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), representa muito na sua vida e foi onde construiu, o que considera como a sua segunda família pelo convívio respeitoso de trabalho e de relacionamento humano com amizades consolidadas em seu ambiente de atuação profissional. É com esse sentimento que envolve acolhimento e o desempenho competente de suas atividades técnicas, que Normélia Soares Correia comemora sua trajetória de trabalho e se tornado servidora da Ufal em 6 de outubro de 1983, fruto da aprovação em concurso público.

Dos 40 anos de trabalho na Ufal, há 35 Normélia compõe o quadro de recursos humanos do Centro de Tecnologia (CTEC), unidade acadêmica do Campus A. C. Simões. Técnica em Assuntos Acadêmicos (TAE), a servidora desempenha suas atividades na Secretaria das Graduações, que centraliza quatro Engenharias: a Civil, a Química, a de Petróleo e a Ambiental e Sanitária.

Nesse percurso, sem dúvida, uma trajetória com vivência e desempenho de atividades, com marcas em vários setores do Campus, e, nessa tradução, o acúmulo de experiência e competência. Ao ingressar na Ufal, Normélia teve como primeiro local de trabalho a então Coordenadoria de Desenvolvimento (Codesen), onde foi datilógrafa e no decorrer do tempo, o reenquadramento em sua função. Nas oportunidades que se apresentaram, pessoas também foram importantes para novos aprendizados e degraus profissionais galgados. E, como reconhecimento, Normélia, numa breve retrospectiva faz questão de destacar como tudo começou:

“Na verdade, o meu primeiro contato de trabalho na Ufal foi em 1973, como bolsista da Pró-reitoria de Planejamento, a Proplan, atualmente Proginst, onde permaneci por cinco anos e de lá fui para a Codesen. Com a avaliação dos professores lotados no setor, na época, houve uma verificação em minhas atividades e constataram que eu poderia ser reconduzida para Técnica em Assuntos Educacionais. Assim, essa análise foi encaminhada para a Reitoria, com posterior aprovação pelos membros da comissão do setor”, conta a servidora.

Normélia acrescenta que, com a extinção da Prodesen servidores do setor foram remanejados para a então Pró-reitoria de Administração (Proad), atualmente Progep.  No novo setor de trabalho ela foi indicada pela servidora do Serviço Social da Ufal Denise Codá, para trabalhar no CTEC, como secretária do Departamento de Engenharia Estrutural da unidade, onde posteriormente recebeu convite do professor e diretor Williams Soares para desempenhar o seu trabalho, como secretária, na direção da unidade acadêmica, onde ficou por quatro anos, tempo de gestão do então diretor. 

A função como secretária teve continuidade na gestão seguinte, a do professor e diretor Alberto Rostand, onde permaneceu por mais quatro anos e em seguida foi para Secretaria das Coordenações de Cursos de Graduação do CTEC, setor aonde permanece. “Estou há 35 na unidade acadêmica e sou muito feliz. E até o tempo que eu conseguir ficar, estarei no setor, contribuindo para que a universidade avance cada vez mais”, comemora Normélia, demonstrando não só competência e realização, mas o seu compromisso e engajamento para que a Ufal cada vez mais desempenhe o seu real papel junto à sociedade alagoana. 

E Normélia para reforçar a importância da Ufal, que nos avanços alcançados com êxito no crescimento qualificado, aproveita para fazer destaque da positividade no relacionamento entre a Ufal ao principal alvo de formação: “Percebi e é real que houve e há uma preocupação em viabilizar melhor a comunicação entre Instituição e alunos. Com isso, percebi que os novos sistemas ajudaram nessa interação”, afirma com propriedade a servidora que viu a Ufal crescer e evoluir em todas as áreas de formação, no ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação. Uma servidora que pertence a uma unidade acadêmica referência nacional na preparação de competentes recursos humanos para o mercado de trabalho e para o mundo científico.

E no que representa para ela comemorar 40 anos de atividades na Ufal, expressa o sentimento de alegria e de gratidão. “Para mim é uma honra. Minha vida foi na Ufal, onde entrei aos 18 anos e até hoje, com os meus 64 anos contribuindo com muito prazer com o meu trabalho. Na Ufal formei uma nova família”.

Reafirmando a formação de profissionais qualificados pela Ufal, Normélia, como servidora pública, deixa uma mensagem: “É gratificante a nossa função numa instituição de ensino superior contribuindo para a formação de novos profissionais para atender às demandas locais e colaborar com o crescimento do estado”, comemora Normélia, também expressando o orgulho de estar no serviço público com realizações pessoais e profissionais numa instituição que é de grande importância para Alagoas.

Homenagem

Mas a comemoração das quatro décadas de trabalho de Normélia não é só contagiante para ela. Somou-se à sua emoção pelo marcante 6 de outubro, uma homenagem feita a ela por servidores do seu setor e de outros da unidade acadêmica. Uma festa surpresa foi preparada por colegas de unidade como compartilhamento da emoção pela data comemorativa. “Normélia sempre enfatiza a sua trajetória na Ufal com orgulho e fomos contagiadas também. A homenagem feita é gratificante para ela e para nós também”, afirmam Tarciana Sampaio e Ivaneide Brito, colegas de trabalho e amigas.

Tarciana ingressou na Ufal há 12 anos e é do mesmo setor de Normélia. Já Ivaneide, está como servidora da Ufal há 13 anos e desempenha sua função administrativa na Secretaria da Direção do CTEC. “Nós a conhecemos desde a nossa admissão na instituição. Compartilhar rotina de trabalho e de amizade com ela significa troca de experiências de vida, que são compartilhadas, além da rotina de trabalho. Ela é uma pessoa querida pela direção da unidade acadêmica, professores, técnicos e terceirizados”, afirmam comemorando a oportunidade de convívio e o privilégio de viver rotina de trabalho e amizade consolidada com a amiga e servidora da Ufal.