Sinfra gera economia de quase seis milhões de reais em 2022

Por Ascom Ufal
18/10/2023 15h19
1º Encontro Anual do Fórum de Gestores e Fiscais de Contratos da Ufal

A Coordenadoria de Manutenção Predial e Viária (CMPV), da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal de Alagoas (Sinfra/Ufal) foi contemplada em cinco categorias no 1º Encontro Anual do Fórum de Gestores e Fiscais de Contratos da Universidade. Em meio a um cenário com recursos orçamentários reduzidos, os servidores do setor foram destaque na categoria maior economia em contratos de limpeza, poupando quase seis milhões de reais em 2022.

Durante todo o ano passado, o contrato da limpeza conseguiu manter os serviços de mão-de-obra com valores abaixo do valor contratado. Para se ter uma ideia, o valor mensal do contrato tinha uma média de 1.145.539,05 (um milhão, cento e quarenta e cinco mil, quinhentos e trinta e nove reais e cinco centavos), gerando um valor anial de R$ 13.746.468,57 **(**treze milhões, setecentos e quarenta e seis mil, quatrocentos e sessenta e oito reais e cinquenta e sete centavos).

Mas, a Ufal conseguiu manter os custos com uma média mensal de R$ 662.254,17 (seiscentos e sessenta e dois mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e dezessete centavos, ou seja, uma economia mensal  R$ 483.284,88 (quatrocentos e oitenta e três mil, duzentos e oitenta e quatro reais e oitenta e oito centavos), o que gerou, no em 2022, uma  economia anual de R$ 5.799.418,44 (cinco milhões, setecentos e noventa e nove mil reais, quatrocentos e dezoito reais e quarenta e quatro centavos). Quase seis milhões de reais.

Maíra Farias, fiscal administrativa do Contrato, conta que o contrato da limpeza é o maior em número de terceirizados dentro da Universidade, com 191 colaboradores distribuídos pelos campi A.C Simões, Ceca Rio Largo, Ceca Viçosa, Espaço Cultural, Escola Técnica de Artes (ETA), Museu Théo Brandão (MTB), Museu de História Natural (MHN), Usina Ciência e Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais.

A servidora, que é a única mulher em uma sala com sete servidores homens, informou, ainda, que o reconhecimento em primeiro lugar só foi possível porque tem o apoio de toda a equipe na CMPV, principalmente do servidor Valter Quirino, gestor do Contrato, do fiscal técnico Keke Rosberg e do superintendente da Sinfra, Felipe Paes. “O apoio do Superintendente da Sinfra, Felipe Paes, que, naquele ano [2022] com o apoio dos diretores das unidades, conseguiu fiscais setoriais, que já era previsto no Contrato, porém ainda não tínhamos Portaria, o que também foi fundamental para que alcançassem este resultado, além, claro, da empresa parceira que tem prestado um serviço de qualidade através dos seus funcionários. Levei o troféu para casa, mas o prêmio é resultado de um trabalho em conjunto, em equipe.”, afirma.

O mesmo setor também foi destaque nas categorias: melhor negociação na renovação contratual (com mão-de-obra): com o servidor Romildo Lourenço; melhor acompanhamento da execução contratual (com mão-de-obra): com a servidora Maíra Farias; melhor acompanhamento da execução contratual (sem mão-de-obra): com o servidor Francisco Aureliano; maior antecedência na renovação contratual (com e sem mão-de-obra: para os servidores Romildo Lourenço e Valter Quirino; e melhor instrução de processo de pagamento (com mão-de-obra): com os servidores Maíra Farias e Romildo Lourenço.

A entrega da premiação foi feita no último dia 2 de outubro no Hotel Maceió Atlantic Suítes. O objetivo do Fórum foi reconhecer, por categoria, as melhores práticas dos gestores e fiscais de contratos da Universidade Federal de Alagoas durante o ano de 2022, além da melhor empresa prestadora de serviços. Ao todo, foram 12 categorias premiadas.

O momento também premiou, em forma de reconhecimento, na categoria 12, a melhor empresa de prestação de serviços terceirizados, como forma de produzir boa referência para os serviços na Instituição, e a ganhadora também foi a empresa que presta os serviços de limpeza (Soll Serviços e Obras Ltda). A melhor empresa prestadora de serviços foi escolhida pra comunidade acadêmica, ou seja, pelos estudantes e servidores, através de formulário eletrônico, divulgado no site e nas redes sociais da Ufal.

A servidora disse, ainda, que atuar como gestor e fiscal dos contratos na Ufal é uma função de grande responsabilidade, e que eles buscam fazer o melhor, apesar de ser uma demanda praticamente impossível devido a quantidade de servidores e o orçamento apertado. “Contudo, a coordenação da Proginst [Pró-reitoria de Gestão Institucional], que hoje tem o servidor Edson Lima na Coordenação, tem buscado cada vez mais capacitação para os fiscais se sentirem mais seguros diante das demandas”, destaca.