Serviço Social, Enfermagem e HU recebem novas servidoras

Posse foi conduzida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti e prestigiada por representantes de setores da instituição e familiares
Por Diana Monteiro - jornalista
17/10/2023 17h32 - Atualizado em 18/10/2023 às 15h05
Vice-reitora Eliane Cavalcanti (de rosa) com as servidoras empossadas

O que têm em comum as novas servidoras Francisca dos Santos Sobral, Lays Nogueira Miranda e Lidianne Mércia Barbosa Malta Rocha, além de alagoanas e a aprovação em concurso público para o ingresso na mais antiga e maior instituição de ensino superior do estado? As três são egressas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oriundas do Campus A.C. Simões, onde fizeram toda a formação acadêmica, da graduação à pós-graduação, e também terem pautado na vida o projeto profissional de “fazer o retorno” à instituição, em outro patamar, como servidoras.

O sonho realizado com a grande conquista e comemoração foi expressado durante a posse na última segunda-feira (16), numa cerimônia conduzida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, em seu gabinete, que foi prestigiada por representantes de setores da Ufal e familiares das mais novas servidoras da instituição alagoana.

Francisca Sobral e Lays Nogueira, foram empossadas como docentes. A primeira, para a Faculdade de Serviço Social (FSSO) e a segunda para a Escola de Enfermagem (EENF). Já a odontóloga Lidianne Malta, tomou posse como técnica-administrativa e irá exercer o cargo no Hospital Universitário (HU). Na cerimônia, o sentimento em comum de realização pessoal e agradecimentos, marcando, dessa forma, um novo ciclo profissional e de vida das três novas servidoras.

“É muito emocionante estar aqui nesse momento tomando posse como professora efetiva do curso de Serviço Social, onde de 2018 a 2020 fui professora substituta na unidade acadêmica. Toda a minha trajetória foi na Ufal e hoje faço o meu caminho de volta, realizando um sonho, comemorando e agradecendo todo apoio familiar recebido”, disse Francisca Sobral.

“Em 2010, ao finalizar o meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], eu dei 'um até logo' à Ufal porque o meu objetivo era voltar para essa casa, de onde sou filha e trilhei o meu caminho de formação, na mesma profissão da minha mãe, que é professora e uma grande referência na minha vida”, frisou Lays Miranda.

Agradecimento e comemoração pelo retorno à Ufal foram também enaltecidos por Lidianne Barbosa: “Comemoro com muita alegria voltar como servidora para uma instituição que proporcionou toda a minha formação acadêmica. E como servidora vou fazer de tudo para dar o meu melhor, pois sei do quanto a sociedade necessita do nosso trabalho e do quanto podemos fazer a diferença, enquanto servidores públicos”, destacou a odontóloga.

Nas boas-vindas, a vice-reitora Eliane Cavalcanti contextualizou a importância da Ufal para a sociedade alagoana, o empenho da atual gestão para atender às demandas locais, enquanto instituição de ensino superior público e gratuito, avanços e grandes projetos em curso, mesmo com os desafios existentes. Aproveitou para destacar sobre o que representa ser servidor público e disse:

“Vocês estão agora em outro patamar de suas vidas, com o retorno a maior e mais antiga instituição de ensino superior de Alagoas, onde fizeram toda a formação acadêmica. Vocês fizeram questão de estar aqui, quando escolheram ser servidoras, portanto é uma escolha de grande responsabilidade. Não estamos aqui para ser servidos pelo público. E sim, para serví-lo. Estar na universidade é pensar no que é melhor, é pensar grande. Vocês já são dessa casa e fizeram o caminho de volta. A posse é um momento especial que reforça esse sentimento de volta ao lugar que chamamos de lar. Sejam muito bem-vindas!”, frisou a vice-reitora.

Deram também às boas-vindas as novas servidoras: o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellingthon Pereira, o superintendente Célio Rodrigues e Anderson Barros (HU), o diretor do Departamento de Administração Pessoal (DAP), Bruno Morais e a diretora da Faculdade de Serviço Social, Reivan Marinho. Familiares das empossadas também enalteceram a importância do momento como de realização de vida e de sonho concretizado.