Prograd apresenta sistemas desenvolvidos na Ufal no Cograd-Nordeste

Evento ocorreu em Campina Grande (PB) e contou com a presença de vários pró-reitores de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior
Por Ascom Ufal
03/10/2023 14h00 - Atualizado em 04/10/2023 às 11h23

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) esteve representada na Reunião Anual do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior do Nordeste (Cograd-Nordeste), ocorrido nos dias 28 e 29 de setembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento promovido pela Andifes contou com a participação do pró-reitor Amauri Barros, dos professores Willamys Cristiano e Márcio Cavalcante e do técnico Diego Tenório.

“Neste evento foram discutidas as temáticas mais relevantes do ensino superior da atualidade: formas de ingresso, evasão, retenção e formação continuada. Esses temas dominam o cenário nacional das universidades e das questões educacionais do momento”, ressaltou Amauri Barros.

O pró-reitor, que é coordenador do Cograd-NE, participou de uma mesa-redonda tratando da formação continuada no ensino superior, onde apresentou a experiência do Proford da Ufal. A mesa foi mediada pelo professor Davi Vasconcelos (UFC) e composta por Gabriela Lopes (UFRN), Cícero Pereira (IFPB) e a participação remota de Mônica Araújo (UFRPE).

Os professores Williamys Cristiano, coordenador da CDP-Prograd, e Márcio Cavalcante, coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA-Ufal), fizeram parte da mesa-redonda "Estratégias de combate à evasão e à retenção", onde apresentaram os estudos e sistemas desenvolvidos na Ufal, com o apoio do técnico Diego Tenório.

Willamys mostrou os estudos recentes elaborados no setor de estatística da Prograd, enquanto que o professor Márcio apresentou o recém-implantado Sistema de Avaliação das Disciplinas pelos discentes, que foi criado pela CPA e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

O sistema permite a elaboração de planilhas, de forma automática, com dados agregados das avaliações realizadas por discentes no âmbito das disciplinas, dos cursos de graduação, das unidades acadêmicas, dos campi e da universidade como um todo. Os estudantes avaliam didática, organização, assiduidade, pontualidade, referencial bibliográfico e forma de avaliação, itens relacionados a atuação docente nas disciplinas, assim como infraestrutura disponível nas atividades de cada professor.

Para acessar os resultados da Ufal, basta clicar aqui.