Museu Théo Brandão recebe técnicos da Ufal na Semana do Servidor

Além de café da manhã, dia foi comemorado com palestra sobre autocuidado
Por Jacqueline Batista - jornalista
30/10/2023 14h40

Servidores de diversos setores da Universidade, lotados no Campus A.C. Simões e nos campi do interior de Alagoas estiveram presentes no Museu Théo Brandão (MTB), na manhã da última terça (24), para participarem de atividades em alusão ao dia do servidor público, comemorado no dia 28 deste mês.

A programação do dia teve início com um café da manhã no hall da Reitoria. Em seguida, os servidores foram ao Museu, onde além de conhecerem a exposição de longa duração, tiveram uma palestra intitulada O autocuidado do servidor público, com a consultora organizacional Joseane Menezes Werneck.

A psicóloga falou da importância do servidor realizar o autocuidado e de fazer uma autoavaliação, se questionando como está a saúde mental. “Todos devem se perguntar como estão as emoções, a saúde, o bem-estar. Quanto mais eu me cuidar, mais eu tenho condição de me relacionar melhor com o outro”, salientou a profissional. Ela explicou a necessidade de, primeiramente, cuidar da saúde, e em seguida, ter o cuidado com o emocional. A psicóloga também destacou a importância de o trabalhador inserir atividades prazerosas no cotidiano. Além disso, Joseane orientou para a necessidade de cuidar do lado espiritual, de alimentar essa tendência do indivíduo.

Hildênia Oliveira, diretora do MTB, contou a história do Museu Théo Brandão, falou sobre os acervos que compõem o Museu, do projeto de restauração e da especialização, iniciada este ano. “A área de cultura popular é ampla, aberta, carente de formação. Lutamos muito para abrir a pós-graduação”, salientou.

A diretora apresentou a exposição de longa duração do MTB aos servidores. Hildênia falou sobre a diversidade artística e cultural existente em Alagoas, passando pelas rendas, pela culinária e por artistas como Sil da Capela. Na Sala Fé, ela destacou a importância de ter a mente aberta às diversas manifestações religiosas.

Muitos dos servidores nunca haviam visitado o Museu. A experiência gerou interesse e admiração. “Eu amei o passeio. Penso em como a instituição, os servidores devem conhecer e valorizar mais os espaços culturais da Universidade”, disse Luciana Costa, assistente em administração do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).

Para o também assistente em administração Flávio Lins, da Comissão de Ética do Serviço Público (Cesp), a Universidade deve manter esse tipo de ação para os servidores conhecerem outros ambientes da Ufal. “Às vezes, o servidor fica isolado no campus e não conhece outros espaços”, disse Flávio.

A Semana do Servidor 2023, cuja programação incluiu atividades em Maceió e nos campi do interior do estado, é uma realização da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Gerência de Capacitação e da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), e conta com o apoio da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), do Geap, do Museu Théo Brandão e da Sala de Cuidados Antônio Piranema (Nusp/Famed). Conta, ainda, com o patrocínio do Banco Santander, Biscoito D'Licia, Galpão Zureta e Kombucha Pirá.