Inscrições encerradas para a caminhada e corrida da Ufal no dia 14 de novembro

Podem participar servidores técnicos e docentes, estudantes e servidores do HU/Ebserh e terceirizados
Por Ascom Ufal
30/10/2023 14h49 - Atualizado em 01/11/2023 às 11h28

As inscrições estão encerradas para a 3ª edição da caminhada e corrida da Ufal, que acontecerá no dia 14 de novembro, a partir das 8h, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O objetivo da ação é sensibilizar e motivar a comunidade acadêmica acerca da promoção integral da saúde e os interessados em participar devem preencher o formulário disponível neste link.

Podem participar servidores do quadro docente e técnico-administrativo da Ufal, estudantes, terceirizados e também os servidores do Hospital Universitário e da Ebserh. O evento é uma iniciativa da Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) por meio do Laboratório de Ciências Aplicadas ao Esporte (Lacae) em parceria com Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), com a Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Extensão (Proex), e com o Hospital Universitário (HU).

De acordo com Thayse Justino, coordenadora da CQVT, este tipo de iniciativa desempenha um valioso papel na promoção da saúde e do bem-estar em nossa comunidade universitária. “A prática regular de atividades físicas fortalece não só nosso corpo, mas também é essencial para o equilíbrio mental, contribuindo para uma vida mais saudável em todos os aspectos”, ressalta.

Movimento contra o câncer

A edição de 2023 tem como tema: Outubro Rosa e Novembro Azul – juntos pela mesma causa. A escolha se deu em razão da relação já bastante evidenciada por diversas pesquisas entre a prática esportiva e a prevenção dos dois tipos de câncer que mais matam mulheres e homens no planeta, que são o de mama e próstata, respectivamente.

De acordo com o professor do Iefe, Pedro Balikian, nos últimos 30 anos houve um aumento de 79% na incidência da doença, que tem como grande fator de risco o comportamento sedentário. “Isso se refere não só à falta de exercício físico na nossa rotina, mas também às escolhas erradas que fazemos com relação à alimentação e à falta de tempo para preparar nossas refeições”, explica.

O percurso desta edição será de 5 km distribuídos pelo Campus A.C. Simões. Vale lembrar que as vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.