HU: 50 anos de ensino e assistência em saúde à população alagoana

Comemoração em alusão ao aniversário do Hospital Universitário será realizada no dia 11 de outubro
Por Paulina Oliveira, com revisão de Felipe Monteiro (Ascom HU)
10/10/2023 14h14

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), celebra seus 50 anos neste mês de outubro, consolidando uma trajetória marcada pela qualidade em saúde. A festividade será realizada na quarta-feira, dia 11 de outubro, no estacionamento do hospital

Na programação, estão previstas apresentações musicais e atividades voltadas para homenagear instituição de 5 décadas. A expectativa é reunir colaboradores, discentes, docentes, usuários, gestores públicos e parceiros para celebrar a história de contribuição do hospital para o país no ensino público superior e no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento conta com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.

De acordo com o superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, é meio século de um crescimento imenso, tanto no hospital, quanto nos serviços oferecidos. “Hoje o Hospital Universitário atende a uma média de 14 mil pessoas por mês de todos os municípios do estado de Alagoas e oferece 50 especialidades médicas, além de contar com uma equipe multiprofissional de saúde completa. Além disso, o hospital atende a vários cursos de graduação e pós-graduação, sendo um campo de estágio relevante”, destaca.

Sobre o Hospital

A história do HU começou em 1950, com a proposta da construção do Hospital Universitário, concluída em 1992, e que seria ligado à então Faculdade de Medicina (Famed). Em seguida, com a integração da Famed à Ufal, o Hospital Universitário tornou-se um complexo de mais de 30 mil metros quadrados à disposição da população alagoana.

Uma das personagens dessa trajetória é a enfermeira Bárbara Allen, que chegou à Maceió em 1973, junto com o navio do projeto Hope. A embarcação havia sido utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, e trouxe uma equipe de norte-americanos da área de Saúde. Bárbara foi a única que não voltou para os Estados Unidos e se tornou peça fundamental para a abertura do hospital naquele ano e a criação do curso de Enfermagem.

A preocupação com a excelência na educação de profissionais na área de saúde, na pesquisa e na assistência aos pacientes da rede pública alagoana, sempre foram prioridades para todos que compõe a Instituição, solidificando um caminho de aprimoramento das atividades do HU durante o tempo.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes é o único hospital de ensino público federal em Alagoas. É reconhecido pelos diversos segmentos da sociedade como uma instituição de referência não somente por sua área física e corpo clínico, mas também pelo empenho na formação profissional e pela vasta gama de ações realizadas em assistência, ensino, pesquisa e extensão.