Hospital Universitário comemora 50 anos de história

Celebração contou com apresentações musicais, descerramento de placa e apresentação de vídeo institucional
Por Paulina Oliveira - Coordenadoria de Comunicação Social  HU/Ufal
16/10/2023 15h07 - Atualizado em 16/10/2023 às 15h08
Hospital Universitário comemora 50 anos

No dia 15 de outubro é celebrado o aniversário do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). São 50 anos de muita história, dedicação, cuidado ao próximo, superação, ensino, pesquisa e extensão e de excelência em saúde. Em comemoração à data, foi realizado, no último dia 11, um evento no estacionamento da instituição.

A celebração reuniu colaboradores, discentes, docentes, usuários, gestores públicos e parceiros para festejar a história de contribuição do hospital para o país, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no ensino público superior.

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, destacou a importância do Hospital para os alunos da universidade e para a população alagoana. “O Hospital Universitário é o maior equipamento de formação da nossa universidade. Um equipamento que permite que os estudantes das mais diversas áreas venham e façam o refinamento do seu aprendizado. Além de fazer o atendimento tão necessário à saúde da população de um estado em que 92% das pessoas dependem exclusivamente do SUS.”

Já a vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, reforçou a importância de cada profissional do HU "Por aqui passaram grandes nomes que estão no mercado de trabalho. Eles foram formados por vocês. Cada servidor tem a sua função, o seu objetivo, e sua parcela nisso e nessa comemoração.” A vice-reitora também agradeceu aos usuários por participarem da formação dos alunos, tornando o Hospital Universitário cada vez mais forte.

O superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, agradeceu aos colaboradores, destacou os progressos e ressaltou que esse aniversário é a comemoração dos serviços prestados por tanta gente. "Comemoramos hoje não a formação de um prédio, mas o aniversário das pessoas que fizeram história, que salvaram vidas, que entregam para a população alagoana sua dedicação, seu amor e seu carinho.”

O secretário executivo de saúde do estado de Alagoas, Guilherme Lopes, representou o secretário de saúde do estado, e ressaltou em sua fala a importância da valorização do SUS. “Digo para os profissionais que fazem parte desse hospital que continuem firmes em suas lutas diárias. Sabemos a quantidade de desafios que fazer o SUS requer, mas quando o SUS entra nas nossas vidas a gente não consegue mais sair. Espero que o SUS continue vivo na veia de cada um de vocês e que o hospital possa fazer 100 anos, 150 anos... e que as pessoas que passem por aqui possam comemorar cada idade nova com mais conquistas”

Estiveram presentes também, a gerente de Atenção à Saúde do HU, Elisangela Souza; o gerente administrativo do hospital, Anderson Dantas; o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo, além de outras autoridades.

O superintendente agradeceu a colaboração dos envolvidos para a realização do evento, uma vez que toda a comemoração foi realizada por meio do apoio da Secretaria de Cultura do estado de Alagoas, doações realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), pela empresa PJ alimentação, além da Polícia Militar, que enviou sua banda.

A programação contou com as apresentações musicais da orquestra filarmônica de Alagoas, do Coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal), além da banda da Polícia Militar do estado. O maestro da orquestra, Luiz Martins, destacou durante a apresentação a alegria de se apresentar na instituição em que a sua mãe trabalhou durante 30 anos. “Essa apresentação é uma homenagem não só a ela, mas a todos vocês que fazem parte desse lugar tão lindo, que realizam um trabalho tão espetacular”, enfatizou o maestro.

Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional sobre os acontecimentos que permearam as cinco décadas de existência da instituição, os avanços, dados atuais, além das expectativas para os próximos anos.

Na ocasião, também foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa, em homenagem a todos aqueles que prestaram serviço ao Hospital Universitário no decorrer desses 50 anos de atuação.

Sobre o HU

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes é o único hospital de ensino público federal em Alagoas e possui atendimento 100% SUS. É reconhecido pelos diversos segmentos da sociedade como uma instituição de referência não somente por sua área física e corpo clínico, mas também pelo empenho na formação profissional e pela vasta gama de ações realizadas em assistência, ensino, pesquisa e extensão.

O HU é hoje vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e conta com 50 especialidades médicas e atende uma média de 14 mil pessoas por mês de todos os municípios do estado de Alagoas, além de contar com uma equipe multiprofissional de saúde completa. O hospital também é um importante campo de estágio para os estudantes e profissionais de saúde dos diversos cursos de graduação e pós-graduação em saúde da Universidade Federal de Alagoas.