NTI informa sobre pausa na manutenção de máquinas fora da garantia

Serviço deve ser retomado ainda neste semestre; recebimento dos equipamentos que estão no período de garantia está acontecendo na Cied
Por Ascom Ufal
25/01/2023 18h19 - Atualizado em 26/01/2023 às 10h03

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que as atividades de manutenção de máquinas cujo período de garantia está expirado foram suspensas. O serviço de reparo foi interrompido em 2020, devido a questões de estrutura e segurança, mas tem previsão de retomada para o primeiro semestre deste ano, após a reforma do setor. Já os equipamentos que ainda estão dentro do prazo serão recebidos na Coordenadoria Institucional de Educação à Distância (Cied), mediante agendamento prévio.

“No momento, só temos a possibilidade de receber máquinas que estão na garantia. Fechamos a manutenção em 2020, durante a pandemia. Tínhamos um setor, com toda uma equipe técnica que identificava o problema, abria as máquinas, fazia os reparos. Mas esse laboratório foi se precarizando ao longo dos anos e tivemos que suspender as operações devido a riscos laborais”, explicou Reinaldo Cabral, diretor do NTI.

Com a retomada das atividades presenciais de forma mais intensa, muitos servidores têm procurado reparo para as máquinas, sem saber da suspensão. “Orientamos que aguardem o reestabelecimento do serviço ou que abram um chamado para avaliação e reparo in loco. Pedimos que as pessoas tenham um pouco de paciência. Podemos fazer o atendimento local e verificar a extensão do dano. Se for possível, a equipe técnica tentará fazer algum reparo superficial para atenuar o problema", complementou.

Para ter o serviço in loco, é necessário que o responsável abra um chamado, informando o patrimônio. Essa é uma observação importante: o NTI só dá suporte a equipamentos que tenham patrimônio, confirmando que se trata de um equipamento que pertence à Universidade Federal de Alagoas.

De acordo com Reinaldo, a equipe de manutenção e suporte é composta por apenas quatro servidores que atuam coordenando as equipes de bolsistas. Essas se dividem entre as que fazem o trabalho in loco e as que prestam atendimento remoto, por meio da central de atendimento.

Manutenção dos equipamentos em garantia está mantida

Os equipamentos que precisam de reparo e ainda estão dentro do período de garantia estão sendo recebidos na Cied, mediante agendamento prévio. O solicitante pode acompanhar o andamento da solicitação por meio do chamado e fazer a retirada da máquina, quando o serviço for finalizado. O chamado pode ser aberto por telefone (82) 3214-1015 ou pelo e-mail atendimento@nti.ufal.br.

As unidades fora de sede, Espaço Cultural, Usina Ciência, Museu Théo Brandão e Museu de História Natural seguem a mesma orientação para abertura de chamado. Uma vez identificado o problema, devem enviar o equipamento ao NTI/CIED por meio de malote.