Ufal premia melhores práticas nas áreas de compras e licitações

Servidoras e servidores da Universidade foram premiados durante evento realizado neste mês
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
29/08/2022 17h10 - Atualizado em 31/08/2022 às 13h09
Vice-reitora Eliane Cavalcanti com os servidores

Vice-reitora Eliane Cavalcanti com os servidores

Reconhecer e valorizar o empenho de quem trabalha para comprar mais, com qualidade e gastando menos, buscando a melhoria dos serviços públicos prestados. Esse foi o objetivo da premiação entregue a servidoras e servidores durante o 1º Encontro do Fórum de Compras e Licitações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), evento institucional realizado neste mês de agosto.

O evento foi organizado pelo servidor José Edson Lima, responsável pela Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), e sua equipe e apoio da gestão da Ufal, Também participaram do encontro a vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, o pró-reitor de Gestão Institucional, Jarman Aderico, o chefe da Divisão Administrativa Financeira do Hospital Universitário Professora Alberto Antunes (HU), Rodolfo Ferreira, Tácio Sandes Costa, do Setor de Almoxarifado do Campus Arapiraca, Márgara Rodrigues, da Gerência de Execução Orçamentária, do Campus Arapiraca, entre outros servidores.

Para conceder o prêmio, foram avaliados resultados de processos licitatórios do ano anterior, ou seja, 2021, considerando o trabalho realizado por requisitantes, comissões (permanentes e temporárias) e setores de compras.

A servidora da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Maria Carolina Cardoso Benner, foi a grande vencedora da primeira edição com a conquista de cinco prêmios. Ela se destacou nas categorias Melhor pesquisa de preços, Pregão de maior sucesso e Instrução processual de pregão mais rápida, além de obter reconhecimento nas categorias Organizador comissão permanente de mobiliário e Liderança no setor de compras e licitações.

Lotada na Gerência de Suprimentos de Manutenção (GSM), Carol, como é chamada pelos colegas de trabalho, entrou na Ufal em janeiro de 2020 e foi premiada logo em seu primeiro trabalho na área de pregão.

“Foi uma surpresa! Fiquei muito feliz! foi meu primeiro pregão e estava na expectativa de que desse certo, pois estávamos com uma escassez de material no almoxarifado”, contou. Ela destaca o apoio dos colegas de instituição. “Foi um trabalho em equipe, a Cass [Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços] da Proginst [Pró-reitoria de Gestão Institucional], em especial, o coordenador Edson Lima, a gerente Maria Luísa, as servidoras Lícia e Jéssica me ajudaram muito, explicando o passo a passo do pregão, e me deram todo o suporte em todas as fases”, reconheceu.

A servidora se formou na Ufal e, durante a graduação, conheceu parte da realidade da instituição. Ela afirma que isso a motiva a fazer um trabalho cada vez melhor. “Sei das dificuldades que a Universidade enfrenta, como estudante e, agora, como servidora. Ter um almoxarifado com materiais disponíveis para atender às unidades com itens de elétrica, hidráulica, pintura, infraestrutura é necessário para os serviços de manutenção, recuperação e conservação da instituição, garantindo qualidade no atendimento e conservação do patrimônio público”, ressaltou. E informa: “Só este ano, atendemos no nosso almoxarifado mais de 1.500 requisições de materiais e a estimativa é o aumento do número de pedidos de materiais com o retorno das aulas presenciais”.

Mais servidora premiada

Na categoria Melhor formalização de demanda, a única em que foi preciso formar uma comissão para julgamento, a vencedora foi a servidora lotada na Usina Ciência da Ufal, Floripes Teixeira Santos.

Ela trabalha na Ufal desde 2009 e também comemorou o prêmio. “Para mim, foi uma grata surpresa ter sido uma das pessoas premiadas, considerando minha inexperiência no processo de compras e as dificuldades enfrentadas para realização do trabalho”, afirmou.

Ela conta que, ao realizar a demanda premiada, buscou “minimizar os erros e justificar as solicitações de compra do setor da melhor forma possível, para não haver recusa de nenhuma das necessidades”. E comemora: “Fico feliz por ter alcançado o objetivo”.

A servidora afirma: “Saber que o trabalho realizado tem contribuído, em alguma medida, para melhoria dos processos e apresentado bons resultados, como o aumento expressivo do número de itens licitados nas compras, é muito gratificante e motiva a colaborar com a instituição com dedicação”. E destaca: “Esses resultados acabam refletindo na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade, o que motiva ainda mais a realização do nosso trabalho. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar a todos que têm contribuído para aperfeiçoar o processo de compras da Ufal”.

Mais sobre o prêmio

“O objetivo do Prêmio Fórum de Compras e Licitações da Ufal foi premiar as melhores práticas nas atividades de contratações de compras públicas da Ufal. Reconhecer o trabalho dessas pessoas que atuam nas contratações, tais como requisitantes, comissões (permanentes e temporárias) e setores de compras”, destacou o coordenador da Cass, José Edson Lima.

Ele explica que a premiação foi dividida em categoria qualitativa e quantitativa para premiar cada grupo de pessoas. “Apenas no caso de melhor formalização de demanda, montamos uma comissão com servidores do setor de compras para analisar, por se tratar de análise mais subjetiva, por ser necessária a leitura de documentos de formalização de demandas e verificar quem melhor justificou, quem melhor escreveu”, informou o coordenador.

Sobre a premiação nas demais categorias, Edson Lima acrescenta: “Bastou consultar os dados dos resultados das licitações e com isso definir as melhores práticas”.

Os servidores premiados receberam troféus e também participaram de sorteios de inscrições para eventos externos de capacitação.

Para conferir a lista completa de ganhadores, acesse o arquivo abaixo.