Plataforma da Ufal é citada como exemplo de acesso a atos normativos

Portal tem mais e 1,7 mil conselhos educacionais cadastrados e já conta com 12 milhões de acessos desde o lançamento
Por Ascom Ufal
24/08/2022 12h15 - Atualizado em 24/08/2022 às 13h18

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi destaque na 17º Conferência de Educadores do Distrito Federal, no último dia 17, em Brasília. Na ocasião, a Plataforma Normativas, criada por professores do Instituto de Computação (IC), foi lembrada como instrumento de democratização do acesso aos atos normativos da educação brasileira.

A ferramenta foi citada pelo homenageado no evento, o professor Álvaro Domingues Jr, ex-presidente do Foncede e um dos idealizadores da plataforma. Ele também participou do lançamento do livro comemorativo aos 60 do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF), no qual assina um capítulo em parceria com os professores da Ufal Alan Pedro, Ranilson Paiva e Ig Ibert.

Na obra, os pesquisadores falam sobre a iniciativa de criar a plataforma, lançada em julho do ano passado e que já conta com mais de 153 mil atos normativos cadastrados e mais 12 milhões de acessos a partir de mais de 1,7 mil conselhos colaboradores. Só nos últimos 30 dias a plataforma teve quase 780 mil visitas.

Sobre a ferramenta

A Plataforma Normativas é um programa de gestão de atos normativos de Educação tanto do Conselho Nacional de Educação (CNE), como de todos os conselhos estaduais e municipais de Educação. A ferramenta é coordenada pelo professor Ranilson Paiva (IC), e fruto de uma parceria entre a Ufal e a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio de um Termo de Execução Descentralizada.

A proposta foi desenvolvida em parceria com CNE e os órgãos representativos dos Conselhos Estaduais –Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede)– e Municipais –União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O objetivo é desenvolver pesquisas e tecnologias que possam ir à sociedade, que não fiquem engavetadas. A plataforma surge, então, como uma forma de facilitar o acesso aos atos normativos pelos diversos membros da sociedade, por meio de uma ferramenta única para todos os conselhos de Educação.

A Plataforma Normativas otimiza a troca de experiências e discussão em larga escala, apoiadas por ferramentas computacionais inteligentes, processos e diretrizes padronizados.