Novos docentes tomam posse na Ufal para atuar em 3 unidades de Maceió

Dois professores vão trabalhar no ICBS, um na FSSO e outro na Foufal
Por Jacqueline Freire – jornalista
26/08/2022 15h20 - Atualizado em 26/08/2022 às 15h26
Novos servidores fazem juramento durante a posse (fotos Jacqueline Freire)

Na tarde da última quinta-feira (25), mais quatro docentes tomaram posse para trabalhar no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Maria Cláudia da Silva e Odair Alves da Silva irão para o Instituto de Ciências Biológicas (ICBS), Lucas Bezerra de Araújo lecionará na Faculdade de Serviço Social (FSSO) e Rodrigo Barros Lins será novo professor da Faculdade de Odontologia (Foufal).

A posse foi realizada pelo reitor da Ufal, professor Josealdo Tonholo, e contou com a presença do diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Bruno Morais; Lais Costa, representando o pró-reitor de Gestão de Pessoas; Jarman Aderico, pró-reitor de Gestão Institucional; a professora Márcia Cristina da Silva, chefe de gabinete da vice-reitoria, e familiares que vieram prestigiar a cerimônia.

O reitor Tonholo iniciou a cerimônia falando da alegria de presidir mais uma posse, num momento em que a Ufal sofre uma de suas maiores crises. “Ainda assim conseguimos fazer um processo seletivo e agora recebemos quatro novos docentes. A alegria de recebê-los hoje traz o desejo de que vocês tenham a mesma alegria que eu tenho de estar aqui há 29 anos. Este é um momento solene, especial, temos que comemorar e também refletir. Servir ao público é algo extremamente complexo, mas muito prazeroso”, afirmou.

O professor Rodrigo veio de Recife e disse viver um momento diferenciado na vida profissional. “Estou muito agradecido por este momento. Quando entrei na Odontologia pensava em clinicar apenas, mas com o contato com a iniciação científica comecei a pensar na área acadêmica. É com grande alegria que entro nessa casa e, com certeza, vou dar o máximo de mim”, disse.

Os pais do professor, que vieram prestigiar a cerimônia, também falaram do orgulho de presenciar o momento da posse do filho como docente universitário: “É extremamente gratificante ver todo o esforço e dedicação que ele teve ser recompensado. Ele sempre foi muito decidido, lutando pelo melhor com muita ética. A palavra hoje é gratidão, e também orgulho, de ver que ele chegou a ser aprovado em várias universidades e escolheu a Ufal”, contou Mariangêla Esteves.

José Lins, pai do professor Rodrigo, agradeceu a Deus o momento e manifestou o orgulho do filho ser docente como ele: “Sou grato a Deus pelo filho que nos deu e pelo sucesso que ele teve, com todo o empenho. Era o sonho dele seguir a vida acadêmica, e esse sonho começa a despontar agora. Desejo muito sucesso e uma caminhada abençoada”.

Após a leitura do termo de posse pelo diretor do DAP, os novos docentes fizeram o juramento e a leitura do termo de compromisso. Logo em seguida foi realizado o momento de assinaturas e entrega dos termos de posse.