Inscrições para Consuni e Cura começam no dia 29 de agosto

Prazo segue até 9 de setembro e se destina às candidaturas dos segmentos técnico-administrativos e docentes
Por Diana Monteiro - jornalista
18/08/2022 14h17 - Atualizado em 22/08/2022 às 13h35

Definida para os dias 26, 27 e 28 de setembro a eleição para membros colegiados do Conselho Superior Universitário ( Consuni) e Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o biênio 2022-2024. As inscrições para titulares e suplentes representantes dos segmentos técnico-administrativo e docente vão de 29 deste mês ao dia 9 de setembro e contemplam os quatro campi da Ufal: A. C. Simões, Arapiraca, Sertão e Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) .

Conforme Edital de Convocação nº 01/2022, será constituída uma comissão eleitoral do pleito, composta por membros designados pelo Consuni, cuja coordenação dos trabalhos será de responsabilidade da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (SECS), conforme previsto no parágrafo 5º do artigo 3º do Regimento Geral da Ufal.

As candidaturas para representação dos respectivos segmentos, segundo os critérios definidos, serão registradas mediante formulário específico, devidamente assinado e digitalizado, atendidos aos requisitos previstos nos artigos 74, 75 e 85 do Regimento Geral da Ufal e deverão ser encaminhadas à SECS pelo seguinte e-mail: secretaria@secs.ufal.br.

As inscrições das chapas têm que obedecer o período definido e, posteriormente homologadas pela Comissão Eleitoral, com divulgação por meio de edital específico. O edital de convocação também destaca que o processo eleitoral não interromperá as atividades na instituição alagoana.

Sobre o Consuni e Cura

O Conselho Superior Universitário é composto por 61 membros titulares, consiste na instância de discussão e de deliberação da política geral que norteia os rumos da Universidade Federal de Alagoas e conta com representantes de toda a comunidade universitária. Dispõe de duas Câmaras Temáticas, a Acadêmica e a Administrativa. A primeira, trata dos assuntos referentes ao ensino, pesquisa e extensão e, a segunda, contempla a política de administração da instituição.

Já o Conselho de Curadores é um órgão colegiado superior composto por sete membros e trata do acompanhamento e da fiscalização econômico-financeira, contábil e patrimonial da universidade, tendo atribuições específicas.