Gerência de Capacitação lança nova página com informações para servidores

Setor também alerta sobre mudanças no Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2023
Por Jacqueline Freire - jornalista
26/08/2022 16h46

A Gerência de Capacitação atualizou sua página dentro do Portal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e disponibiliza agora mais um meio de consulta sobre as informações referentes à construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o ano de 2023. Para acessar, clique aqui.

Na nova página, o servidor encontrará desde o que mudará para o ano 2023, passando pelos documentos e guias elaborados pelo Órgão Central do Sipec e todos os materiais dos treinamentos e reuniões já realizadas até o momento pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). “Neste local concentraremos todo o fluxo de comunicações, até chegar no Plano de Desenvolvimento de Pessoas consolidado da Ufal”, explicou Leandro Gonçalves, gerente de Capacitação.

Leandro lembra ainda que as unidades terão até 31 de agosto para inserirem e validarem suas necessidades de desenvolvimento. “A inserção deverá ser feita por servidor cadastrador e a validação será feita pelo representante da unidade (chefia). Ambos deverão solicitar seus cadastros junto ao Portal Sipec e à Gerência de Capacitação, para poderem inserir suas necessidades no sistema”, informou.

Cursos e capacitações

Para o ano de 2023, o Órgão Central do Sipec introduziu uma nova abordagem metodológica para inserção das necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos federais em seus órgãos. A partir deste momento, este processo de inserção passa a ter mais participação dos servidores, diretamente em suas unidades.

“Antes, as unidades somente encaminhavam as suas necessidades de desenvolvimento, sendo a Progep, a responsável pela análise e elaboração do PDP. Agora, caberá a cada unidade a escolha dos representantes - cadastrador e validador - sendo estes os atores atuais da indicação e cadastramento das necessidades, diretamente no portal Sipec”, esclareceu Leandro.

Para tanto, os representantes participaram de reuniões e treinamentos e a GC lembra que foi realizado o cadastramento de todos no portal. “A partir do retorno da manifestação técnica pelo Sipec, a Ufal poderá pôr em prática o seu plano de desenvolvimento de pessoas para o ano de 2023”, completou.