Professores da Ufal passam a integrar Conselho Municipal de Educação

Tiago Cruz e Jorge Oliveira tomaram posse em reunião on-line na última terça-feira (19)
Por Izadora García - relações públicas
25/07/2022 14h43 - Atualizado em 26/07/2022 às 18h16
Tiago Cruz e Jorge Oliveira, novos representantes da Ufal no Comed

Os professores do Centro de Educação (Cedu), Tiago Cruz e Jorge Eduardo Oliveira, tomaram posse como representantes, titular e suplente respectivamente, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Conselho Municipal de Educação de Maceió (Comed).

A cerimônia de posse aconteceu, de forma virtual, na última terça-feira (19).

Composto por 38 membros que representam diversos segmentos da sociedade civil, o Comed é um órgão que tem como função social fiscalizar e acompanhar investimentos e políticas públicas da educação de Maceió. Tudo isso, visando a uma garantia de educação de qualidade para a população do município, propondo metas de desenvolvimento e adequando as diretrizes curriculares, estabelecidas pelos conselhos nacional e estadual de educação, às especificidades locais.

Anteriormente, ocupavam a posição a professora Mariana Guedes Raggi, atual diretora do Cedu, e o professor Cleriston Izidoro, diretor da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV).

Para Tiago Cruz, novo representante titular da Ufal, o Conselho representa um importante mecanismo de controle social e gestão democrática. “Com certeza, a atuação no órgão possibilitará um aprendizado e crescimento pessoal e intelectual, já que a gestão da educação é meu tema de atuação acadêmica. A presença da Ufal no Comed consolida a importância da instituição e seu compromisso social com a educação dos alagoanos na defesa de uma educação pública de qualidade”, avaliou.

“Agradeço à comunidade do Cedu pelo voto de confiança ao meu nome para esta importante tarefa institucional e social”, disse Cruz.

Sobre os professores

Tiago Leandro da Cruz Neto é graduado em História (licenciatura) pela Ufal, mestre em Educação Brasileira também pela Ufal e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Já foi membro do Comitê Estadual de Avaliação do Prêmio Estadual de Gestão Escolar em Alagoas, representante docente no Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, membro do Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal), diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), procurador Educacional Institucional da Ufal e integrou a coordenação do primeiro Recredenciamento da Ufal junto ao MEC e a comissão de formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Jorge Eduardo de Oliveira é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFPE e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Ufal. O docente já lecionou no Instituto Pernambucano de Ensino Superior, na pós-graduação da Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (Fadepe) e da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) e foi diretor do Centro de Educação da Ufal entre 2018 e 2022.