Ufal ganha prêmio nacional na área de capacitação de equipes de compras

Universidade foi a instituição que mais investiu nessa área e levou o Prêmio 19 de Março, único no gênero a homenagear pregoeiros
Por Jacqueline Freire - jornalista
01/04/2022 09h52 - Atualizado em 01/04/2022 às 11h33
Servidora Márgara Ney Firmino, da equipe de apoio dos pregões e do Setor de Orçamento do Campus Arapiraca, José Edson, coordenador da Cass, da Proginst, e Rodolfo Ferreira, o chefe da Divisão Administrativa Financeira do Hospital Universitário

Servidora Márgara Ney Firmino, da equipe de apoio dos pregões e do Setor de Orçamento do Campus Arapiraca, José Edson, coordenador da Cass, da Proginst, e Rodolfo Ferreira, o chefe da Divisão Administrativa Financeira do Hospital Universitário

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu o Prêmio 19 de Março, único no gênero a homenagear os pregoeiros e a reconhecer a importância da modalidade pregão em 2021. O prêmio reconhece a Ufal nacionalmente como a instituição que mais investiu em capacitação de equipes de compras e contratações públicas. Durante o ano de 2021, a Universidade destinou 0,20% do seu orçamento à capacitação de pregoeiros e equipes de apoio. A premiação ocorreu no dia 29 de março no maior evento de compras públicas do país, o Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que aconteceu este ano em Foz do Iguaçu, no Paraná. 

Desde o ano de 2020 a Universidade vem trabalhando na oferta de cursos de capacitação para atender as demandas constantes dos setores. O setor de Gerência de Capacitação, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), responsável pelas ofertas de cursos, tem buscado qualificar cada vez mais as equipes de servidores por meios de ações internas ou externas de alto padrão. “Esse resultado positivo que premiou a instituição como a que mais investe em capacitações de suas equipes de compras no âmbito nacional só confirma os objetivos da GC e da CDP da Progep que é o de promover ao servidor ações de desenvolvimento continuadas de padrão elevado e inovador”, explicou Leandro Gonçalves, gerente de Capacitação. 

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, explica que prêmio recebido pela Ufal espelha a valorização que a atual gestão, representada pelo reitor Josealdo Tonholo e pela vice Eliane Cavalcanti, tem em relação aos técnico-administrativos. “A equipe da Capacitação e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Progep tem buscado atender as orientações contidas nos normativos legais [Dec n° 9.991/2019], ou seja, qualificar nossos técnicos de acordo com as necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas. Esse trabalho tem sido realizado em parceria com as diversas unidades administrativas e acadêmicas e nessa situação específica foi em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst)”, explicou. 

A atuação coletiva da equipe da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e dos demais setores fez a Ufal quintuplicar os itens licitados por pregão eletrônico. Segundo José Edson Lima, responsável pela Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Proginst, o prêmio reflete o esforço dos servidores em participar de cursos on-line e presenciais. “Tivemos um investimento significativo em capacitações, com o apoio da Gerência de Capacitação da Progep, e isso refletiu na melhoria dos nossos processos, num aumento significativo das nossas licitações. Essa estratégia de capacitação ampla e intensa que envolve vários setores e servidores de forma contínua, tem se refletido nessa melhoria constante”, disse o servidor, que representou a Ufal durante a premiação. 

Viviane Costa, que é da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Progep, explica que anualmente a Ufal elabora um documento chamado Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP). Nesse plano, constam as ações e as capacitações em que serão destinados os recursos recebidos pelo governo federal para este fim. “Nosso desafio nos últimos dois anos tem sido executar o orçamento destinado às capacitações dentro do período pandêmico, com redução de eventos. Os cursos on-line foram para nós uma luz no fim do túnel na utilização dos recursos, mas a partir daí nos esforçamos para chegar num nível de execução de 100% do orçamento, percebendo sobretudo as necessidades dos nossos servidores”, revelou. 

Uma das formas de usar o orçamento para capacitação, além dos editais internos e do Programa de Formação Docente (Proford), é por meio do financiamento de cursos e eventos externos. “Começamos a perceber que as demandas da Proginst e do NTI, por exemplo, eram de fundamental importância para a Universidade como um todo, pois são setores que desempenham funções que possuem um impacto muito grande na dinâmica de funcionamento da Universidade”, afirmou Viviane. 

Assim surgiram cursos como a capacitação de pregoeiros e o curso de licitações e contratos, solicitado pelos servidores da Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Proginst. Essas capacitações também acontecem na forma de cursos in company, quando em vez de pagar uma inscrição para um servidor participar do curso, a Universidade paga a empresa para que o curso seja ofertado a um número maior de servidores. 

Autorização de cursos e eventos extra Ufal para todos os servidores e cursos na modalidade in company foram, segundo Viviane, o que resultou na premiação. “Para que os nossos pregões tenham êxito precisamos que nossos servidores estejam capacitados, para dar conta dos desafios que nos foram colocados. Não medimos esforços para atender as demandas de capacitação dos servidores”, reforçou. 

 “Ao capacitarmos nossos servidores sobre como realizar compras e efetuar licitações vai fazer a nossa Instituição ‘lucrar’ mais. Porque quem sabe gastar, compra bem, compra muito e ainda sobra dinheiro. E na conjuntura atual de cortes no orçamento se faz mais do que necessário sabermos gastar”, lembrou o pró-reitor Wellington Pereira. 

O Prêmio 

O Prêmio 19 de Março é uma realização da Editora Negócios Públicos do Brasil para o reconhecimento e a valorização dos profissionais pregoeiros. O prêmio foi criado em 2007para homenagear os pregoeiros de todo o país e promover a utilização da modalidade pregão, tida como uma das mais modernas e eficazes ferramentas de compras da administração pública. A origem do nome do prêmio remete à data em que foi realizado o primeiro pregão no Brasil, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília-DF, pelo primeiro pregoeiro do país, Rubens Portugal Bacellar. 

A Ufal já foi premiada com o 19 de Março no ano de 2010, quando a Biblioteca Central recebeu o prêmio pelo Pregão com maior número de itens ou lotes para compra de livros.

Veja matérias já publicadas no site da Ufal.

Em dois anos, Ufal aumenta em 500% itens licitados por pregão eletrônico

Ufal quer estimular a participação de empresas alagoanas em licitações

Servidores participam de curso presencial sobre licitações e contratos