Servidores participam de curso presencial sobre licitações e contratos

O instrutor do curso é o professor Anderson Sant´ana Pedra, doutor em Direito do Estado
Por Lenilda Luna - jornalista
11/11/2021 12h04 - Atualizado em 18/11/2021 às 08h32

Foi iniciado nesta quarta-feira (10), o curso Como Licitar e Contratar Sob a Égide da Nova Lei de Licitações e Contratos. São três dias de aulas presenciais, ministradas pelo professor Anderson Sant´ana Pedra, que é pós-doutor pela Universidade de Coimbra, doutor em Direito do Estado e professor na graduação de Direito Administrativo e de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Vitória (ES). 

O curso foi solicitado pelos servidores da Coordenadoria de Administração, Suprimentos e Serviços (Cass) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo José Edson Ferreira Lima, coordenador da Cass, a qualificação dos técnicos-administrativos que lidam com licitações e contratos tem que ser constante, porque as legislações mudam e é preciso se adequar às novas regras. 

As aulas estão sendo realizadas na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Ufal, no campus, com a participação de 30 servidores dos quatro campi da Ufal. Entre os temas em discussão estão: a estrutura da nova lei, o regime de transição, princípios específicos para licitar e contratar, pesquisa de preços e orçamento, critérios de sustentabilidade e as certificações ambientais, entre outros assuntos específicos da área. 

Esse é o primeiro curso de capacitação de servidores realizado de forma presencial desde o início das medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. Durante mais de um ano, a Universidade adaptou as atividades para as plataformas da internet. “Depois da vacinação, estamos retomando as atividades presenciais. Apesar de ainda serem necessários alguns cuidados, como o uso de máscaras, é muito bom voltar a conviver com os colegas de trabalho e compartilhar conhecimentos", ressalta José Edson.