Feira orgânica da Ufal está de volta a partir desta quarta-feira

Atividade acontece toda semana em novo local, em frente ao antigo Correio, próximo aos bancos
Por Jacqueline Freire – jornalista
29/03/2022 11h07
Feira agroecológica acontece amanhã, dia 30

Quem está com saudade da Feira Orgânica no Campus A.C. Simões já pode anotar no calendário. A partir da desta quarta-feira (30), os feirantes e os produtores de orgânicos estarão de volta, uma vez por semana, nesse mesmo dia, das 9h às 14h, em novo local, na galeria social em frente ao antigo Correio, junto aos bancos.

Agricultoras dos assentamentos Zumbi dos Palmares, de Branquinha, e Dom Hélder Câmara, de Murici, já estão com presença confirmada. De início serão aproximadamente dez agricultoras, mas pretende-se ampliar a participação, incluindo mais assentamentos.

Banana prata, banana-comprida, laranja lima, acerola, abacate, limão, batata-doce, macaxeira, abóbora, inhame, coentro, cebolinha, couve, pimenta-de-cheiro, coco seco ralado e ovos, são alguns dos produtos que poderão ser encontrados já nesta semana.

Além disso, haverá um delicioso café da manhã com os produtos regionais produzidos pelas próprias camponesas. Os pagamentos poderão ser efetuados em dinheiro ou Pix.

A professora Maria Alice Araújo, coordenadora do projeto Colhendo Bons Frutos, que apoia a feira, explica que com o retorno das atividades presenciais no campus era de grande importância o retorno também da feira: “Ela constitui um equipamento de segurança alimentar e nutricional, ao trazer alimentos saudáveis para a comunidade universitária, produzidos em base agroecológica, promove saúde e aproxima campo e cidade, camponês e consumidor”.

“[A feira] tem sido um espaço de aprendizagem e troca de saberes para diversos cursos da Ufal, pois já foram realizadas inúmeras atividades de extensão para os agricultores e a comunidade que frequenta a feira”, completou a professora sobre a importância da atividade dentro do campus.

A Feira

A Feira Agroecológica e Orgânica da Ufal existe desde setembro de 2013, com a participação de agricultores de assentamentos da reforma agrária da Zona da Mata de Alagoas. Por conta da pandemia de covid-19, em março de 2020, as atividades presenciais na Universidade foram suspensas. Em consequência disto, a feira deixou de acontecer durante estes dois anos.

A feira recebe o apoio dos projetos Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia, da Faculdade de Nutrição (Fanut), e do projeto Zumbido, da Faculdade de Serviço Social (FSSO), vinculados à Pró-reitoria de Extensão da Ufal.