Escola de Enfermagem promove debate em alusão ao mês da mulher

A palestrante é a assistente social Ana Pereira que vai falar sobre a mulher negra
Por Lenilda Luna - jornalista
28/03/2022 10h25

Em referência ao mês da mulher, comemorando o dia 8 de março, a Comissão Social, Cultural e de Qualidade de Vida no Trabalho (CSCQVT) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (EENF/Ufal) promove a roda de conversa com o tema Vidas Negras Importam, na quarta-feira (30), 16h, via Google meet

A palestrante convidada é Ana Pereira, Assistente Social, mestra em Sociologia pela Ufal, consultora em Gênero, Raça e Políticas Penais. Ana é ativista antirracista e feminista há mais de 30 anos, e já presidiu, no período de 2015 a 2018, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas (Cedim). “ Sou maceioense nascida no bairro de Bebedouro onde tive os primeiros contatos com a militância política, desde os 13 anos”, conta ela. 

A  Comissão Social, Cultural e de Qualidade de Vida no Trabalho é formada pelas docentes Roberta Zaninelli, Lenira Maria Wanderley, Viviane Vanessa Rodrigues,Janaina Paes e Sueli Rodrigues. Participam ainda as estudantes Júlia Barreto e Bruna Cândido, além da técnica-administrativa, Monique Martins. 

A comissão busca promover a melhoria do ambiente laboral com estratégias de sociabilidade, medidas de acessibilidade e mobilidade; estímulo a revelação e expressões de criatividade, talentos, participação e solidariedade; e, ações de promoção da saúde, prevenção de acidentes e de adoecimento no trabalho com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento de servidores e comunidade estudantil. 

A palestra será aberta à comunidade universitária e sociedade em geral. “Teremos um momento de reflexão sobre a vida das mulheres negras no contexto social atual, suas lutas e vitórias. Convidamos toda a comunidade acadêmica e sociedade alagoana para participar deste momento rico, onde celebramos o Dia Internacional da Mulher”, convida a professora Viviane Rodrigues.