Câmara de Vereadores concede título a docente do Instituto de Matemática

Krerley Oliveira se dedica à educação de jovens e incentivo à matemática por meio de olimpíadas em Alagoas
Por Manuella Soares - jornalista / Fotos Dicom CVM
30/03/2022 14h40 - Atualizado em 30/03/2022 às 15h06
O homenageado, professor Krerley Oliveira (à direta)

O professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Ufal recebeu o título de cidadão benemérito de Maceió, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores. A honraria foi entregue numa sessão especial para celebrar o aniversário de 36 anos do bairro Benedito Bentes, na última sexta-feira (25).

Krerley foi homenageado pela prestação de serviços relevantes ao município, especialmente na educação dos jovens. Morador e trabalhador do bairro, enfrentou muitas dificuldades para seguir a carreira acadêmica, mas superou os obstáculos até se tornar um expoente nacional e internacional, em matemática e na educação.

“O reconhecimento feito pela cidade de Maceió é muito gratificante para mim, pois sempre quis voltar para minha cidade e contribuir de alguma maneira para seu progresso. É uma felicidade ver que em 20 anos conseguimos através do Instituto de Matemática da Ufal ajudar na vida de tantas pessoas. Só agradeço à Câmara de Vereadores de Maceió, especialmente ao conterrâneo que propôs [o título], o vereador Siderlane Mendonça”, descreveu Krerley, que foi para o Rio de Janeiro fazer a graduação e voltou em 2002 com o doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a mais importante instituição do país na área.

O vereador que propôs a sessão solene é morador do Benedito Bentes desde a infância. Ele destacou os 36 anos do bairro: “Era mais que minha obrigação homenagear o maior bairro da capital e mostrar que ele é feito por pessoas, por histórias que se somam e tornam esse lugar único. Me orgulho demais por ser daqui e serei eternamente grato por tudo que meu bairro me proporcionou”, disse Siderlane.

Homenagem da Câmara

Além do título de cidadão benemérito ao professor Krerley Oliveira, a Câmara de Vereadores de Maceió entregou dez comendas a personalidades da região com atuação em vários segmentos para homenagear a contribuição na formação social, cultural, econômica e esportiva do Benedito Bentes.

O professor condecorado é pesquisador nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica e Ciência dos Dados. Ganhou a comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Social, é fundador e coordenador do Programa de Olimpíadas de Matemática em Alagoas, onde treina jovens talentos para essa área e estudos e coordenou a primeira edição da Obmep do Estado e o Programa de Iniciação Científica da Olimpíada.

Krerley foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática (1996) e, por duas vezes, na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária (1999 e 2000). Na Ufal, fundou o Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados, onde coordena projetos concretos para aplicação da Matemática em problemas reais na Justiça, Saúde, Varejo e Imprensa.