Proex lança edital para publicar edição especial da Revista Extensão em Debate

Cartas pedagógicas, crônicas dissertativas, relatos de experiência e artigos irão compor a publicação
Por Jullia Barreto - estudante de Relações Públicas
07/10/2022 10h35

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou edital de chamada para publicação de mais uma edição especial da Revista Extensão em Debate. Com a temática Atividades curriculares de extensão: 0oertas e vivências, o periódico inaugura duas novas seções textuais: cartas pedagógicas e crônicas dissertativas.

Com o gênero “carta pedagógica”, a equipe editorial busca oferecer um tipo de manuscrito textual com maior facilidade de produção e leveza para pessoas descreverem sobre fatos, opinar acerca de acontecimentos e registrar as mais diversas mensagens e aprendizagens construídas em práticas extensionistas, vividas, principalmente, na execução de diversas Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) entre docentes, discentes e comunidades. Tudo isso sob uma perspectiva interacionista, característica do próprio gênero.

Já a crônica dissertativa, tem maior autonomia literária, dada pelo gênero, por meio de jogos de palavras, conotações, dentre outras expressões linguísticas. Poderá abordar fatos do cotidiano e detalhes do dia a dia de suas ações extensionistas, sem, contudo, deixar se atentar para elementos mínimos da norma culta da língua, ao passo de poder escrever com proximidades ao coloquial. Nesta edição também serão aceitos, relatos de experiências e artigos.

Para a submissão, é necessário realizar cadastro no site da revista como autor, acessar as diretrizes e escolher um template e, por fim, submeter o manuscrito. O prazo para submissões vai até o dia 28 deste mês pelo link

Mais informações, confira o edital aqui.