Docentes da Ufal promovem aula pública em defesa da democracia e das Ifes

Será nesta quinta, dia 13, às 9h, no pátio do Centro de Educação, no Campus A.C. Simões
Por Simoneide Araújo - jornalista
11/10/2022 15h04

Professores da Universidade Federal de Alagoas convidam a comunidade universitária para aula pública que será realizada na próxima quinta-feira (13), às 9h, no pátio do Centro de Educação (Cedu), no Campus A.C. Simões. Será um ato em defesa da democracia e das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

A ação faz parte das ações do Movimento pela Democracia, formado por integrantes da Universidade, que pretendem ampliar as discussões sobre as dificuldades enfrentadas pelas Ifes e, especificamente, pela Ufal. A aula pública será ministrada pelas professoras Luciana Caetano e Ana Milani, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), e o professor Cícero Albuquerque, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Mas também será aberta inscrição para outros docentes e alunos que queiram falar durante a aula – três representes de cada categoria.

Estamos enfrentando uma das piores crises orçamentárias e precisamos estar firmes na defesa da nossa instituição. A mobilização geral realizada semana passada garantiu o retorno dos recursos que haviam sido bloqueados, por isso, precisamos nos manter vigilantes e informar a população em geral sobre os riscos que a educação superior está passando”, afirmou Luciana Caetano.

Os recursos bloqueados pelo MEC, foram devolvidos ontem (10), mas não resolve a situação financeira da Ufal. “O orçamento do próximo ano, de acordo com a proposta enviada ao Congresso, é menos do que foi destinado para 2022, então, temos que buscar apoio dos parlamentares para reverter essa situação. O reitor [Josealdo Tonholo] já nos avisou que terminaremos o ano com dívidas porque não há recursos para pagar os contratos. Temos de nos mobilizar - estudantes, professores e técnicos - para reverter essa situação”, revelou a docente.