Coletânea organizada por professoras do Cedu debate Políticas educacionais

Obra está disponível gratuitamente no site da Editora Pedro e João
Por Jacqueline Freire – jornalista
06/10/2022 14h55 - Atualizado em 06/10/2022 às 14h55

Já está disponível, na página da editora Pedro e João, o e-book “Tempo e movimento: políticas educacionais no contexto brasileiro”. Organizado pelas professoras Elione Maria Nogueira Diógenes e Sandra Regina Paz, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Cedu/Ufal), a obra tem acesso gratuito e trata dos modos de fazer pesquisa no âmbito da formação de professores, investigação de políticas educacionais manifestas em programas, planos e projetos que têm lócus privilegiado e com fortes repercussões na escola e nas salas de aulas.

“A coletânea tem como objetivo divulgar as pesquisas e atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação Científica e no Programa de Monitoria. São textos escritos por autores e autoras que vivenciam no seu fazer pedagógico as ações de investigação científica e de ensino. O livro traduz as diferentes experiências nesse território que é a produção científica e cultural na Ufal”, explica a professora Sandra Paz.

São 19 capítulos, que tratam desde o panorama da educação no século XIX e o conceito histórico da educação integral no Brasil, até a políticas públicas, a alfabetização, o Ensino Médio e o ensino profissionalizante. Desta forma, o e-book interessa a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação na área de educação, pedagogia e suas licenciaturas diversas.

A professora Sandra enfatiza que o livro, escrito por pesquisadores do Cedu, deve contribuir na reflexão de uma educação de qualidade: “Os autores fazem do ensino, da pesquisa e da extensão na Ufal, seu compromisso ético-político e pedagógico, assim como buscam devolver a sociedade alagoana e brasileira os investimentos públicos com a educação, de modo a contribuir com suas análises e reflexões por meio do e-book como meio para a construção de uma educação de qualidade socialmente referenciada”, afirma.

Revisitando sistematicamente, referências e temáticas bastante atuais para as políticas públicas, a partir das pesquisas de mestrado e doutorado dos autores, a obra é bastante diversificada, contando com a colaboração do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (Gepe), da Ufal.