Campus do Sertão realiza evento sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Evento foi uma parceria entre a Coordenação de Gestão de Pessoas e o setor de Psicologia do Núcleo de Assistência ao Estudante
Por Ascom Ufal
04/10/2022 14h34 - Atualizado em 04/10/2022 às 14h43
Participantes do encontro realizado em Delmiro Gouveia

O Campus do Sertão realizou, nos dias 22 a 27 de setembro, o 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio e outras formas de Adoecimento Mental (Epsam). O objetivo deste ano foi discutir sobre saúde mental para além da ausência de doença, fomentando espaços de reflexão e desenvolvimento de estratégias de prevenção e promoção em saúde.

O evento foi realizado numa parceria entre a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) e o setor de Psicologia do Núcleo de Assistência ao Estudante (NAE), com objetivo de promover a participação de toda a comunidade acadêmica: estudantes, professores, técnicos e terceirizados nas ações realizadas. Estiveram presentes a coordenadora de Gestão de Pessoas Laila Leandro Vieira da Silva e a psicóloga Ana Carolina Santana Costa.

A programação contou com palestra da psicóloga Carla Cavalcante, com o tema Saúde não é só ausência de doença: promovendo a vida que a vale a pena ser vivida, uma sessão de cinema com o projeto Cine Amar-Elo e apresentação do filme Nise – O coração da loucura; concurso de fotografia com o tema Formas de vida no Campus do Sertão; uma feira de talentos e um torneio de Fubica.

O concurso de fotografias teve como critério de premiação receber o maior número de curtidas e o vencedor foi o registro da estudante Vanessa Urias. Também foi realizado o Torneio de Fubica, que premiou a estudante Vitória Rodrigues por avançar nas fases eliminatórias e alcançar primeiro o objetivo do jogo de tabuleiro; e a Feira de Talentos na qual professores, estudantes, técnicos e terceirizados puderam compartilhar suas habilidades dentro das categorias de música, poesia, pintura, desenho, dança e culinária, promovendo momentos de lazer e bem-estar no campus.