Educação a Distância divulga seleção para professor formador e conteudista

Docentes da Ufal devem ter mestrado e experiência em tutoria para inscrição
Por Jacqueline Freire – jornalista
10/08/2021 16h00 - Atualizado em 10/08/2021 às 16h01

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) abriu vagas para processo seletivo interno para professor conteudista e formador da equipe multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil, no âmbito da Universidade Federal de Alagoas. Os selecionados terão uma carga horária semanal de 20h e receberão bolsa de até R$ 1300,00.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico entre os dias 13 e 20 de agosto para formador e 16 e 20 de agosto para conteudista. As inscrições são gratuitas e a seleção será feita por meio de prova de títulos para os dois cargos.

Serão ofertadas dez vagas para o cargo de professor conteudista, divididas em quatro áreas de atuação: Produção de materiais e Formação, Orientação à Pesquisa, Consultoria Pedagógica aos Cursos e Desenvolvimento de Ferramentas Digitais. Para se candidatar a uma das áreas é preciso que o docente tenha graduação em qualquer licenciatura ou pós-graduação strictu sensu em Educação e capacitação ou experiência na docência em EaD. Para orientação à pesquisa é preciso ter doutorado em qualquer área.

O professor conteudista irá atuar em atividades de elaboração de material didático, de desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB. Já o professor formador será inscrito como bolsista no Sistema UAB/Capes/Ufal. O período de duração das bolsas será limitado à duração da disciplina em que o bolsista estiver vinculado.

Os editais destacam ainda que para concorrer às vagas os candidatos devem ser docentes do magistério superior do quadro efetivo da Ufal, na ativa ou aposentado, com titulação mínima em nível de mestrado, e experiência mínima de três anos no magistério superior. Além disso, estágios na docência realizados durante o curso de pós-graduação e monitoria não serão considerados como experiência no magistério. Também é necessária a experiência em tutoria e/ou docência e/ou gestão em EaD, além de residir e comprovar domicílio em Maceió-AL ou em cidades limítrofes, comprovando disponibilidade de, no mínimo, um turno diário (matutino e/ou vespertino) para atuação presencial, totalizando carga-horária de 20 horas semanais, e ter conhecimento e habilidade na utilização da internet e de ferramentas tecnológicas da informação e da comunicação.