Webinário do PAC 2022 abordou os desafios do financiamento universitário

Evento virtual reuniu gestores e requisitantes do Plano Anual de Contratações
Por Izadora García – relações públicas
21/05/2021 14h08 - Atualizado em 21/05/2021 às 15h50

O Webinário do Plano Anual de Contratações (PAC) reuniu gestores e contratantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para discutir os problemas e desafios do financiamento universitário, especialmente relacionados aos cortes e contingenciamentos que as federais vêm enfrentando nos últimos anos, além de instruir os servidores responsáveis sobre o PAC 2022, que será realizado por meio de uma nova ferramenta. A atividade aconteceu na tarde de ontem (20), de maneira virtual, pela plataforma Google Meet.

O evento foi aberto pelo professor Luiz Alberto Rodrigues, atual pró-reitor de Extensão da Universidade de Pernambuco (UPE), que explicou os impactos positivos que as universidades representam para o Brasil e como os investimentos direcionados a estas instituições não se restringem aos seus funcionários e estudantes.

“É necessário entender que as universidades são um grande investimento para a sociedade. Não pode ser considerado um gasto porque tem sempre um grande retorno social, é bom para o país e para a economia, já que o que se investe na educação superior gera um retorno que chega a ser 20 vezes maior para o país”, explicou Luiz Rodrigues.

De acordo com o professor, as pesquisas realizadas nas universidades públicas auxiliam nas mais diversas áreas, como saúde, agricultura, cultura, artes e tecnologia. E que isso se reflete em um grande desenvolvimento econômico e social, uma vez que investimentos garantem soberania ao país.

“É necessário pensar além desse momento de crise. O Brasil tem um extenso patrimônio construído por décadas e décadas de trabalho das universidades. São 69 universidades e 41 institutos federais espalhados pelas cinco regiões do país. Inclusive, é necessário frisar que as condições de superar essa crise passam pelas universidades”, finalizou.

No segundo momento do webinário, os servidores Jaman Aderico e José Edson Lima, da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), apresentaram os resultados de 2020, como está sendo o deste ano e explicaram como será o funcionamento do PAC em 2022, que será realizado por meio de um novo sistema, desenvolvido inteiramente pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Ufal.