Servidor já pode acessar o SouGov, nova ferramenta de acesso a dados

Sigepe não vai acabar, apenas o aplicativo para celular; veja mais informações
Por Jacqueline Freire – jornalista
31/05/2021 07h25 - Atualizado em 31/05/2021 às 07h27

O SouGov, aplicativo criado para substituir o Sigepe Mobile, já está disponível e os servidores da Universidade Federal de Alagoas, assim como todos do Poder Executivo Federal (ativos e inativos) já podem acessar. O Sigepe Mobile será desativado no próximo dia 4 de junho, mas isso não significa que o site vai acabar. Isso acontecerá apenas com o aplicativo para celular.

Para acessar informações como contracheque, prévias do salário ou mesmo enviar atestados médicos via celular, será preciso baixar o SouGov. A ferramenta reúne atualmente 24 serviços para servidores e gestores. Alguns serviços são novidade, como o encaminhamento de atestados e solicitação de vale-transporte e prova de vida para aposentados e pensionistas.

Segundo Bruno Morais, diretor-geral do Departamento de Administração (DAP) da Ufal, com o fim do aplicativo de celular Sigepe mobile, apenas o aplicativo SouGov passará a ser fonte oficial de consulta no celular. “No sougov.br será possível emitir contracheque, comprovante de rendimento, ficha financeira, autorização de consignação, atualização de dados cadastrais, identidade funcional e solicitar auxílio-transporte”, explicou.

Outra informação importante sobre o novo aplicativo é que a senha de acesso meugov.br é uma senha unificada, criada pelo governo federal, para acessar diversos serviços públicos digitais. “Os servidores e pensionistas devem estar cientes de como é importante zelar por sua senha, já que ela permite solicitar vários serviços”, lembrou Morais.

Para ter acesso ao SouGov, o servidor ou pensionista deve antes ter cadastro no meugov.br. “O DAP não têm acesso ao cadastro desse serviço. Cabe exclusivamente à pessoa fazer seu cadastro ou recuperar sua senha, caso tenha esquecido”, afirmou o diretor.

Ele lembra ainda que todos os serviços continuam sendo realizados também no Sigepe: autorização de consignação, alteração de dados cadastrais, consulta de contracheque e comprovante de rendimentos. “O SouGov tem um longo caminho à frente e deve substituir o Sigepe site no futuro. Mas não agora”, revelou.