Cied recebe indicações de novos cursos na modalidade a distância

Diretores de unidades devem encaminhar opções até 31 de maio
Por Manuella Soares - jornalista
25/05/2021 17h41 - Atualizado em 26/05/2021 às 11h36

A Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) pretende ampliar a oferta de cursos a distância na Ufal e abriu prazo até 31 de maio para receber indicações. Os professores da Ufal que desejam realizar cursos de extensão, graduação, especialização ou mestrado devem procurar a direção de suas respectivas unidades acadêmicas para sinalizar o interesse.

“Nesse momento as direções vão encaminhar apenas a intenção de ofertar o curso. Em seguida, nós entraremos em contato com cada unidade para auxiliar na montagem da proposta. A ideia é que essas propostas sejam encaminhadas para as respectivas pró-reitorias [prograd, propep ou proex] e depois para o Consuni aprovar”, ressaltou o coordenador da Cied, José Geraldo da Cruz.

De acordo com José Geraldo, os cursos podem ser financiados, por meio de edital da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com previsão de abertura no segundo semestre de 2021; ou de forma institucional, utilizando a estrutura da própria Universidade.

“A intenção é que aqueles que tendem a ofertar sem financiamento, já possam tocar. E os que vão esperar o edital, já ficam com os projetos prontos para quando a Capes lançar, a gente já ter os cursos aprovados para concorrer”, ressaltou, sobre a necessidade do planejamento da Cied.

Os diretores das unidades devem mandar e-mail para direcao@cied.ufal.br e aguardar o contato para obter o auxílio da Cied. Já a submissão das propostas às pró-reitorias será feita até 30 de julho e o Conselho Universitário deve aprovar os cursos no dia 31 de agosto.

Situação atual

A Cied promoveu reunião neste mês de maio com representantes das direções acadêmicas para apresentar a atual situação dos cursos a distância na Ufal e esclarecer como são financiados, como funcionam as bolsas e as possibilidades de ofertas.

A Universidade Federal de Alagoas tem sete cursos de graduação na modalidade EaD, dos quais seis são licenciatura e um bacharelado. Outros nove de pós-graduação lato sensu já foram ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). E o Campus do Sertão já têm três projetos de especialização montados, com possibilidade de concorrer em futuros editais.

Todos os cursos podem ser financiados pela UAB, ou ter garantia de bolsas para coordenadores, professores e tutores pagas diretamente pela Capes aos beneficiários. Além disso, existem outras possibilidades de oferta EaD por meio da Unasus, cursos institucionais ou financiamentos pelo Estado e municípios.