Docente de Arapiraca ganha medalha em Campeonato Nacional de Kung Fu

A medalha de bronze conquistada foi para o estilo Choy Lay Fut
Por Diana Monteiro - jornalista
23/12/2021 17h53 - Atualizado em 26/12/2021 às 22h30
Marcelo Karloni trouxe a medalha de bronze para Alagoas

Marcelo Karloni trouxe a medalha de bronze para Alagoas

Mais uma comemoração para o professor Marcelo Karloni, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, com a conquista da medalha de bronze (terceiro lugar) no 31º Campeonato Brasileiro de Kung Fu, realizado de 8 a 12 deste mês, em Brasília, com participação de representantes dos 26 estados da federação. Marcelo foi um dos 11 atletas da equipe alagoana que trouxe para o estado um total de 24 medalhas.

Alagoas obteve o quarto lugar nacional e primeiro no Nordeste, no quadro de medalhas no evento nacional. A medalha de bronze conquistada por Marcelo na arte marcial Kung Fu foi no estilo Choy Lay Fut, que ele pratica desde 2016. A primeira comemoração foi no campeonato estadual, realizado esse ano, quando foi selecionado para compor a equipe de Alagoas na recente disputa nacional. No campeonato local, ele obteve dois terceiros lugares em duas categorias, o que abriu a possibilidade para representar, pela primeira vez, o estado.

A abertura da Escola de Kung Fu - Lung Fu, em 2020, em Arapiraca, onde Marcelo passou a residir e que tem como instrutor Reginaldo Santos, proporcionou ao atleta a retomada aos treinos do estilo a que mais se identifica na arte marcial do Kung Fu, o Choy Lay Fut.

Na comemoração, a realização de um sonho: “A medalha de bronze representa, além de uma conquista, uma recompensa e um reforço pra continuar treinando. Além do fato de que com ela penso em continuar disputando outras competições e ajudar a promover o Kung Fu em Alagoas. É a realização de um sonho”.

Ele explica que o estilo o Choy Lay Fut  tem por base de seus movimentos cinco animais: Tigre, Pantera, Serpente, Garça e Dragão. Esse estilo, originado do sul da China, é atualmente um dos mais populares no mundo, tem alto grau de eficiência em combate e é excelente para defesa pessoal.

Com dinâmica vida acadêmica como docente e pesquisador do Campus Arapiraca, Karloni é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Urbanismo, Sociedade e Espaço (GPUS), onde coordena projetos de extensão, sobretudo nas comunidades de periferia de Arapiraca. E como não poderia ser diferente, nessa conexão direta da academia com a sociedade, diz ter planos, também, para levar a prática de Kung Fu para o público-alvo das atividades de extensão em andamento no grupo de estudos.

Sobre a conexão de sua vida acadêmica com a conquista da medalha no evento nacional ele enfatiza: “Além de ser importante pessoalmente, creio que para a instituição essas ações por parte de sua comunidade são importantes também para o estímulo de atividades esportivas pela comunidade.”

Sobre os próximos passos como atleta, adianta: “Em 2022 tem um Campeonato Norte-Nordeste que, provavelmente, será realizado em Penedo e estarei lá mais uma vez competindo. Esse ano, as atividades serão de retomada aos treinos e um pequeno descanso para no próximo ano voltar com cem por cento.”