Professor da Famed tomará posse na Academia Alagoana de Medicina

Edgar Valente é professor da Ufal há 32 anos; cerimônia de posse acontecerá no dia 22 deste mês
Por Izadora Garcia - relações públicas
09/11/2021 18h39 - Atualizado em 18/11/2021 às 08h31
Edgar Valente tomará posse do assento número 11, cujo patrono é o médico Arthur Ramos

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas comemora mais uma representação na Academia Alagoana de Medicina. O professor Edgar Valente de Lima Neto tomará posse do assento número 11, que tem como patrono o médico Arthur Ramos. A cerimônia acontecerá de maneira virtual pela plataforma Zoom, no dia 22 de novembro, a partir das 19h30.

O docente, que dedicou os últimos 32 anos ao ensino superior na Ufal, afirma que recebeu a notícia de que seria um imortal da Academia Alagoana de Medicina com muita alegria. A indicação à vaga consagra uma trajetória de muito empenho. "Formei-me há 40 anos e exerço o magistério na Faculdade de Medicina há 32 destes. Tenho muito orgulho de minha carreira, desde auxiliar de ensino até professor associado de quatro disciplinas", avaliou Edgar.

Edgar foi peça fundamental no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU): foi o primeiro coordenador do Programa de Residência Médica, conseguindo o reconhecimento junto ao MEC, além da ampliação do número de vagas e a criação de vários outros programas subsequentes.

Ter o trabalho reconhecido não é nenhuma novidade para o docente. Edgar já recebeu diversos prêmios por sua dedicação ao trabalho e ao ensino, como a premiação por Exercício Pleno e Digno da Medicina, da Sociedade Alagoana de Gastroenterologia, e, ainda, o Troféu Sobradpec por apoio à Ciência e à Pesquisa, da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia. Mas, para o professor, é na docência que reside sua verdadeira realização profissional. “Ser professor da Ufal é motivo de grande orgulho e alegria, podendo, com minha atividade, ajudar na formação das gerações futuras”, explicou.

Dentre os colegas de trabalho, Edgar é lembrado como um profissional competente e uma pessoa educada e gentil. “Ver a Famed tão bem representada na Academia Alagoana de Medicina, composta apenas por grandes nomes da área, é uma grande honra e motivo de muita felicidade para todos nós. É muito enriquecedor trabalhar junto com o professor Edgar Valente, que é um profissional comprometido com o ensino médico e com a assistência à população alagoana”, afirmou Alessandra Leite, diretora da Faculdade de Medicina.

O link e a chave de acesso para a cerimônia de posse ainda não foram disponibilizados.

Academia Alagoana de Medicina

A Academia Alagoana de Medicina foi fundada pelo pediatra Milton Hênio Netto de Gouveia, em 1994. A Fundação possui 45 assentos para membros titulares, tendo o mesmo número de patronos, representados por personalidades da Medicina no Estado de Alagoas.