Jornada em Comunicação e Futebol começa nesta quarta-feira

Evento segue até sexta-feira, 11 de setembro, totalmente on-line e gratuito
Por Ascom Ufal
08/09/2020 15h12 - Atualizado em 10/09/2020 às 14h08

Um evento para divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes de mestrado e doutorado nordestinos em programas pós-graduação que versam sobre futebol no campo da Comunicação e em áreas afins. Esse é o objetivo da Jornada nordestina de pós-graduandos em Comunicação e Futebol, que será realizada esta semana, de quarta-feira (9) a sexta-feira (11), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do portal Ludopédio. Além dos congressistas, o evento também emitirá certificado gratuito aos ouvintes – a partir de formulário de frequência disponibilizado durante cada sessão.

Ao todo, 19 trabalhos estão inscritos, divididos em cinco eixos temáticos: 1) A apropriação política do futebol, 2) Representações de gênero no futebol, 3) Programas midiáticos de futebol, 4) Economia Política do Futebol e 5) Formas de torcer. A programação começa na noite da quarta-feira, com a abertura do evento às 19h. Na sequência, às 19h30min, começam as apresentações, que seguem pela quinta e sexta-feira a partir das 14h30min. O encerramento do evento ocorre na sexta-feira, 11, às 22h.

A Jornada é uma iniciativa da Rede nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme), que será lançada oficialmente por ocasião do evento. O grupo já conta com representações de discentes e docentes vinculados a universidades públicas de estados como Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

O evento conta ainda com a organização do grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem também os apoios do capítulo Brasil do União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil), com a jornada sendo um dos pré-eventos do 8° Encontro Ulepicc-Brasil; Laboratório de Estudos em Esporte e Mídia (LEME), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); e do Ludopédio, portal de produção e divulgação científica sobre futebol.

Jornada nordestina de pós-graduandos em Comunicação e Futebol
Data: de 9 a 11 de setembro de 2020
Local: transmissão pelo canal do Youtube do Ludopédio

Confira a programação aqui.