Começa na segunda a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Evento discute sobre a construção de um mundo justo e solidário, Reforma Agrária Popular e Soberania Alimentar
Por Alane Moraes, bolsista de comunicação
04/09/2020 15h09 - Atualizado em 04/09/2020 às 16h49

Na próxima segunda-feira (7), às 16h, acontecerá o lançamento da 7ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura). As ações desta edição vão ocorrer até o final de 2020 e serão exibidas em diferentes plataformas de stream e videoconferência. O tema desta edição é Reforma Agrária Popular e soberania alimentar: direitos, territórios e educação. A ação de lançamento será exibida simultaneamente no canal do youtube das pró-reitorias de Extensãoe Graduação e da Uneal e contará com a presença dos reitores da Ufal e da Uneal, representantes dos movimentos sociais e intervenções culturais.

A programação terá diferentes atividades: lives, seminários, minicursos, entre outras. A comissão organizadora desta edição é formada por três comissões (coordenação geral, comissão de relatoria e comissão de infraestrutura e comunicação). O papel da coordenação geral é recepcionar as sugestões de atividades que forem feitas durante os meses do evento, propostas essas que poderão ser feitas pelas comunidades acadêmicas da Ufal e Uneal, pelos Movimentos Sociais do Campo e outras instituições interessadas.

O evento é construído coletivamente entre as duas instituições de ensino, Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra  (CPT), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores do Campo (MTC), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST),Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Frente Nacional de Luta Campo e Liberdade (FNL), Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e a Articulação Alagoana de Agroecologia (Rede Mutum).

A página oficial da Jura no Facebook divulgará a programação das atividades que serão construídas coletivamente ao longo do ano, algumas atividades precisarão de inscrição prévia que também serão divulgadas na página do evento.