Atualização do SIG facilitará atividades administrativas e acadêmicas na Ufal

Gestores terão um papel fundamental nesse processo
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e Equipe NTI
18/09/2020 15h40 - Atualizado em 24/09/2020 às 12h50

Com o objetivo de aprimorar as ferramentas de gestão para uso dos servidores e alunos e otimizar os processos da organização, no dia 22 de julho de 2020 foi assinada pelo reitor Josealdo Tonholo a renovação do convênio com a UFRN, que autoriza a atualização da versão dos subsistemas do Sistema Integrado de Gestão (SIG) e trará mais facilidade e agilidade no acesso às informações acadêmicas e administrativas.

O SIG foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e hoje é comercializado e utilizado por mais de 48 instituições federais de ensino. No momento, a Ufal possui ao todo 25 módulos em plena operação nos subsistemas do SIG que permitem o gerenciamento de informações administrativas e acadêmicas importantes para a Universidade a exemplos: da gestão acadêmica da pós-graduação Lato e Stricto Sensu e dos cursos técnicos; do gerenciamento dos projetos de Extensão; do gerenciamento de bolsistas e do processo de pagamento; do controle do patrimônio e almoxarifado; da gestão de pessoas e da tramitação de processos entre os diversos setores da Universidade.

As melhorias do SIG serão nos chamados grandes sistemas: Sigadmin, Sipac, Sigaa e SIGRH, atualizando para suas versões mais recentes. O Coordenador do setor de sistemas, Bruno Cardoso, ressalta que as atualizações serão realizadas para trazer novas funcionalidades em cada módulo de cada grande sistema. “A ideia é que essas novas funcionalidades atendam com mais eficiência toda a comunidade acadêmica nos três segmentos, docente, discente e técnicos.”, completou.

A atualização otimizará fluxos de trabalho em alguns setores e possibilitará a adoção do processo eletrônico, trazendo mais agilidade no trâmite de processos e redução do uso de papel, além da automatização de serviços que atualmente são feitos de forma manual ou em situação precária.

Esta atualização ocorrerá em duas fases: a primeira chamada de homologação e, em seguida, a implantação. Na fase de homologação, os gestores dos subsistemas do SIG têm um papel fundamental e devem agir com maior brevidade para validar as novas funcionalidades, identificando possíveis erros e acompanhando as correções para ao fim atestar o pleno funcionamento do sistema para que seja publicada a nova versão oficial. Na fase de implantação, a participação da comunidade será muito importante na identificação de ajustes e correções que precisarão ser realizadas para a plena utilização dos recursos do sistema. Para esses casos, o NTI já está preparado para receber todos apontamentos e sugestões e atuar na resolução dos problemas. Espera-se que até o fim de outubro de 2020 todas as novas versões estejam implantadas com sucesso.

Calendário de Atualização do Sistema SIG

18/08 a 18/09: Preparação do ambiente de homologação com as versões atualizadas dos subsistemas Sigadmin e SIGRH.

24/09 a 10/10: Homologação dos módulos do Sigadmin e SIGRH pelos gestores.

18/08 a 06/10: Preparação do ambiente de homologação com as versões atualizadas dos subsistemas Sigaa e Sipac.

07/10 a 21/10: Homologação dos módulos do Sigaa e Sipac pelos gestores.

26/10 a 13/11: Implantação do sistema em ambiente operacional e realização de ajustes e correções.

A portaria Nº 781, de 25 de julho de 2020, designa quem são os gestores dos módulos do Sistema SIG e suas  atribuições.

O NTI ressalta que estará disponível, por meio da sua equipe de implantação SIG, para apoiar todos gestores dos subsistemas na fase de homologação para que ocorra de forma eficiente e com efetiva disponibilização das novas versões para a comunidade Ufal.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo e-mail atendimento@nti.ufal.br .