Pesquisador da Ufal colabora em dossiê sobre Fenomenologia e Emoções

Volume temático reúne análises fenomenológicas dos impactos das emoções
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
19/08/2020 14h23

O professor Henrique Cahet, da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publicou o artigo “A angústia em A Náusea de Sartre, à luz de Heidegger”, a colaborar com o novo volume do periódico de Filosofia Unisinos (Qualis A2), em Dossiê intitulado: ‘’Fenomenologia e Emoções: Experiência íntima do avesso’’.  O conjunto de ensaios, em torno de uma fenomenologia das emoções, percorre uma boa parte da História da Filosofia, deste modo a contextualizar e a destacar esta temática na contemporaneidade.

O Dossiê reuniu professores e pesquisadores luso-brasileiros e de outras nacionalidades, os quais fizeram convergir um conjunto insights individuais de pensadores tão distintos como Aristóteles, Kierkegaard, Sartre, Ortega y Gasset, Heidegger ou Jankélévitch.

De acordo com o professor Henrique Cahet, o material apresenta ”um estudo acerca de impactos emocionais ou experiências psicológicas duradouras tão díspares como a náusea, a angústia, a ansiedade, o medo, a vergonha, a aventura, o amor, o mal-estar ou a compaixão, numa perspectiva estritamente fenomenológica”, disse.

Professor Cahet, destaca a importância do Dossiê, “a abordagem inovadora e original das emoções e dos afetos constitui uma referência às ciências humanas, principalmente nas áreas de filosofia e psicologia”, afirma.

Sobre o Dossiê

No dia 7 de agosto de 2020, o Dossiê: ‘’Fenomenologia e Emoções: Experiência íntima do avesso’’ foi publicado, a criação teve por iniciativa da professora Irene Borges Duarte, da Universidade de Évora de Portugal; sendo coordenado pela professora e Investigadora, Ana Cristina Falcato, do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa de Portugal.

O Dossiê, também contou com as participações da professora Margarida Almeida Amoedo, da Universidade de Évora de Portugal; do professor e Investigador,  Ângelo Nunes Milhano, do Centro de Filosofia, Política e Cultura (Praxis), da Universidade de Évora de Portugal; do professor Patrício Mena Malet, da Universidad de la Frontera del Chile; do professor e Investigador, Hélder Telo, do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa de Portugal, professor Henrique Cahet, da Faculdade de Filosofia da Ufal.

O Dossiê resulta da investigação filosófica produzida no âmbito do Seminário Permanente de Fenomenologia, integrado no Curso de Doutoramento em Filosofia da Universidade de Évora, em Portugal.

Acesse na integra o Dossiê através desse link.