Dia da Prevenção de Acidente no Trabalho marca início de novo projeto

Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho encabeça a ação de comunicação com servidores
Por Ascom Ufal
27/07/2020 17h19 - Atualizado em 30/07/2020 às 08h35

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), está com novo projeto voltado para servidores e que tem relação com a segurança no ambiente de trabalho. A data escolhida para o início do projeto Proseando com a QVT é 27 de julho, quando se celebra o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho.

Trata-se de informativos que serão produzidos em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) e enviados quinzenalmente aos servidores por e-mail para que possam se informar e tirar dúvidas sobre os diversos temas que permeiam esse assunto. Vale ressaltar que o público-alvo da ação não são só os servidores da linha de frente no atendimento à covid-19, mas todos aqueles que, de alguma forma, se expõem a algum fator de risco, seja ele físico, radiológico, biológico, químico ou emocional.

De acordo com a coordenadora da CQVT, Thayse Justino, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma importante data para refletir sobre como os ambientes de trabalho e suas particularidades podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. “Esta ação visa conscientizar e divulgar informações que evidenciam a importância de medidas preventivas e um ambiente mais saudável dentro da equipe de trabalho”, explicou.

Nesta primeira edição, o informativo trata sobre o Diálogo de Segurança, uma ferramenta básica para a conscientização dos servidores. Nas próximas edições serão abordados temas que envolvem medidas preventivas, tais como: o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI´s), os riscos no trabalho, as recomendações ergonômicas, as situações que envolvam a saúde e a qualidade de vida do trabalhador, entre outros. Os servidores também podem sugerir temas pelos e-mails: cqvt@progep.ufal.br e siass@progep.ufal.br.

Ainda segundo Thayse Justino, todas essas estratégias enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho. “A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde. Isso se faz através da conscientização do trabalhador sobre os aspectos relativos à segurança do trabalho, assim como aqueles que envolvem a sua qualidade de vida”, concluiu.